72 pessoas assistidas em centros de saúde e hospital por causa dos incêndios
Até às 10 horas deste domingo, 15 de Outubro, 72 pessoas foram assistidas, nos diversos centros de saúde e Hospital Dr. Nélio Mendonça, devido à inalação de fumos e queimaduras ligeiras.
A equipa de psicólogos do SESARAM mantem-se em articulação com as equipas municipais, através dos técnicos da área social e de psicologia dos concelhos afectados, tendo estes dado apoio a 20 pessoas do concelho da Calheta. A linha de apoio psicológico do SESARAM pode ser acionada através do seguinte número: 969320140.
O Centro de Saúde do Porto Moniz manter-se-á aberto 24 horas, com a presença de um médico e um enfermeiro de serviço para prestar o apoio necessário à população.
Em conferência de imprensa esta tarde, o Serviço Regional de Protecção Civil deu conta que está a ser realizado o levantamento rigoroso dos danos causados a bens patrimoniais e ambientais. Até à data estão identificadas sete casas afectadas, entre elas estão duas devolutas, encontrando-se quatro habitantes em residência provisória, estando a aguardar a recuperação das suas habitações. Estão ainda a decorrer as avaliações técnicas do ponto de vista de estrutura e segurança das mesmas.
A Empresa de Electricidade da Madeira (EEM) conseguiu restabelecer a energia eléctrica nas 400 casas, que incialmente referenciadas, assim como as comunicações, que já se encontram em total funcionamento nas zonas afectadas, com excepção da zona dos Lamaceiros.
A equipa das Águas e Resíduos da Madeira está a intervir directamente nas condutas de água que foram afectadas, assim como as equipas municipais reúnem esforços para assegurar o restabelecimento da água potável nas zonas mais críticas.
Tal como noticiado esta manhã pelo DIÁRIO, todos os focos de incêndio encontram-se em fase de rescaldo e vigilância activa nos concelhos da Calheta, Ribeira Brava, Câmara de Lobos e Porto Moniz.
Andreia Correia , 15 Outubro 2023 - 10:59
Estão empenhados 65 bombeiros de todas as corporações e Brigada Helitransportada, contando com o apoio de mais 45 profissionais do IFCN, IP-RAM, GNR, PSP e Forças Armadas, auxiliados por 14 veículos de combate a incêndios, 20 viaturas de apoio e logística e meio aéreo.
O meio aéreo e respectiva brigada helitransportada também estão no terreno a realizar descargas estratégicas em pontos fulcrais de actuação, tendo efectuado, desde o dia 9 de Outubro, 294 descargas.
A Força Especial de Protecção Civil esteve, durante toda a noite, a trabalhar nos concelhos da Calheta e Câmara de Lobos/Ribeira Brava, a efectuar abertura de faixas de contenção e faixas de segurança com recurso a ferramentas manuais e mecânicas, com o objectivo de evitar a propagação dos incêndios nas zonas mais críticas, suportados pela equipa de análise e uso do fogo, conjuntamente com os operacionais da Região.
As Forças Armadas e a GNR continuam a reforçar as ações de vigilância e patrulhamento na zona sul e oeste da Madeira.
Mais Casos
A carregar...
Não existe mais conteúdo
Carregar mais notícias
Erro ao carregar mais conteúdo