Suspeita de 'escaravelho das palmeiras' obriga a abate de planta no Porto Santo
O 'Rhynchophorus ferrugineus' foi detectado numa palmeira na ilha
Foi detectada "uma palmeira das canárias, que apresentava a copa sem ápice, tratando-se da ocorrência de Rhynchophorus ferrugineus, conhecido como o escaravelho das palmeiras" na Ilha do Porto Santo, na Promenade adjacente ao Hotel Torre Praia. "Foi recolhido material que seguiu para análise laboratorial", informa a Secretaria regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas.
Assim, "como medida precaucionaria, foram tomadas ações mitigadoras para o controlo deste inseto, as quais consistiram na aplicação de um inseticida de elevada eficácia em toda a extensão da copa da palmeira afetada, bem como em todo o seu caule e também no solo sob a sua projeção, para mitigar o voo de possíveis insetos adultos", explica. "Posteriormente procedeu-se ao corte da copa da palmeira e sua queima no local, para evitar o risco de dispersão do inseto pela restante Ilha. O restante do caule foi segmentado em tamanhos mais pequenos e enterrados no solo".
Diz a SRAAC que "caso seja detectado, por residentes e ou forasteiros na Ilha do Porto Santo, palmeiras com a sintomatologia referida, ou seja, com a copa sem ápice e com as palmas caídas no centro da sua copa, solicita-se que essa informação seja vinculada ao Instituto das Florestas e Conservação da Natureza e respectivo Corpo de Policia Florestal na Ilha do Porto Santo e à Administração Pública Regional do Porto Santo", aconselha.