Quase 200 operacionais no combate às chamas na Madeira
Apoiados por 71 veículos, 35 dos quais directamente na linha de fogo. Há ainda 82 profissionais no apoio na directo e na rectagurada. Balanço até às 18 horas
O Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira tem mobilizados um total de 197 operacionais de várias forças, 115 dos quais bombeiros, referiu Pedro Ramos no último balanço realizado pelas 20h00, mas segundo dados apurados até às 18 horas deste sábado, 14 de Outubro de 2023.
"Estão ativos focos de incêndio, no concelho da Calheta com 11 veículos e 85 operacionais e no concelho da Ribeira Brava/Câmara de Lobos com 16 veículos e 74 operacionais.
O incêndio no Porto Moniz está em fase de vigilância ativa e rescaldo, com 7 veículos e 29 operacionais", referiu o secretário regional com a tutela, Pedro Ramos.
Assim, "estão empenhados 197 operacionais entre Bombeiros de todas as Corporações, Força Especial e Brigada Helitransportada, contando com o apoio de mais 82 profissionais do IFCN, IP-RAM, GNR, PSP, Forças Armadas, INEM e CROS, auxiliados por 36 veículos de combate a incêndios, 35 viaturas de apoio e logística e o meio aéreo", disse.
Também "as Forças Armadas e a GNR encontram-se a reforçar as ações de vigilância e patrulhamento na zona sul e oeste da Madeira".
No que à saúde diz respeito, a outra área que tutela, Pedro Ramos acrescentou que "foram assistidas 71 pessoas, até às 18 horas do dia de hoje, nos diversos Centros de Saúde e Hospital Nélio Mendonça, devido à inalação de fumos e queimaduras ligeiras". E mais: "A equipa de psicólogos do SESARAM mantem-se em articulação com as equipas municipais, através dos técnicos da área social e de psicologia dos concelhos afetados, tendo estes dado apoio a 20 pessoas do concelho da Calheta. A linha de apoio psicológico do SESARAM pode ser acionada através do seguinte número: 969320140."
Mais informa que "o Centro de Saúde do Porto Moniz estará aberto 24 horas, com a presença de 1 médico e 1 enfermeiro de serviço para prestar o apoio necessário à população".
Quanto à reposição da linha eléctrica, referiu que "a Empresa de Eletricidade da Madeira já conseguiu restabelecer a energia elétrica nas 400 habitações inicialmente referenciadas assim como as comunicações já se encontram em total funcionamento nas zonas afetadas, com exceção da zona dos Lamaceiros. Neste momento encontra-se a ser feito o levantamento rigoroso dos danos causados a bens patrimoniais e ambientais. À data estão identificadas 6 casas afetadas, entre elas, 2 devolutas, encontrando-se 4 habitantes em residência provisória, estando a aguardar a recuperação das suas casas", acrescentou.
Também "a equipa das Águas e Resíduos da Madeira encontra-se também a intervir diretamente nas condutas de água que foram afetadas. Foram fornecidos fardos de feno e sacos de ração a 117 produtores de gado para um total de 555 animais. Relembramos que esse levantamento pode ser efetuado no mercado abastecedor dos Prazeres e na Estação Zootécnica do Porto Moniz", sinaliza.
Amanhã, pelas 13h00, as instalações do Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM serão palco de nova actualização.
Mais Casos
A carregar...
Não existe mais conteúdo
Carregar mais notícias
Erro ao carregar mais conteúdo