151 operacionais e 34 viaturas empregues no terreno
Um total de 151 bombeiros e outros operacionais e apoiados por 34 viaturas estão neste momento empregues nos dois focos de incêndio activo e um em fase de rescaldo na Madeira. O balanço foi feito pelo Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM esta tarde.
"Estão ativos focos de incêndio, no concelho da Calheta com 14 veículos e 59 operacionais e no concelho da Ribeira Brava/ Câmara de Lobos com 10 veículos e 64 operacionais", salienta. "O incêndio no Porto Moniz está em fase de vigilância ativa e rescaldo, com 10 veículos e 28 operacionais".
Em termos concretos, "estão empenhados 125 operacionais e 34 veículos de todos os Corpos de Bombeiros da Região, Brigada Helitransportada e respetivo meio aéreo, Força Especial de Proteção Civil, INEM, IFCN, IP-RAM, PSP e Cruz Vermelha Portuguesa", especifica. "As Forças Armadas e a GNR encontram-se a reforçar as ações de vigilância e patrulhamento na zona sul e oeste da Madeira", acrescenta.
No que toca a vítimas, "foram assistidas 70 pessoas, até às 12 horas do dia de hoje, nos diversos Centros de Saúde e Hospital Nélio Mendonça, devido à inalação de fumos e queimaduras ligeiras".
Quanto a danos materiais, "a Empresa de Eletricidade da Madeira já conseguiu restabelecer a energia elétrica em 360 habitações das 400 referenciadas, assim como as comunicações já se encontram em funcionamento nas zonas mais afetadas, exceto na Fajã da Ovelha que ficará concluída no final do dia de hoje", garante.
Mais, refere, que "neste momento encontra-se a ser feito o levantamento rigoroso dos danos causados a bens patrimoniais e ambientais. À data estão identificadas 6 casas afetadas, entre elas, 2 habitações devolutas e 4 habitadas. Encontram-se 2 habitantes em residência provisória, estando a aguardar a recuperação das suas casas", pormenoriza.
Além do mais, "relembramos que, a Secretaria Regional da Agricultura disponibilizou aos produtores de gado, feno e ração para os animais, e que esse levantamento pode ser efetuado no mercado abastecedor dos Prazeres e na Estação Zootécnica do Porto Moniz", conclui a nota.
A próxima actualização será realizada pelas 20h00 nas instalações do Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM.