JPP lança investigação sobre gastos da viagem e "negócio das bitcoins" de Albuquerque
Élvio Sousa anunciou, hoje, que o Juntos Pelo Povo (JPP) vai lançar uma "investigação apertada" sobre os gastos deslocação do presidente do Governo Regional da Madeira a Amsterdão, bem como à criação de um Centro de Negócios Bitcoin na Região, anunciado ontem por Miguel Albuquerque.
Recordamos que na viagem a Miami, para a Bitcoin 2022, Albuquerque gastou cerca de 26 mil euros em 4 noites em Miami, o equivalente a 37 ordenados mínimo regionais. Por isso, vamos laçar uma investigação apertada a estes gastos e sobre o negócio das bitcoins de Albuquerque Élvio Sousa, JPP
Albuquerque anunciou em Amesterdão um Centro de Negócios Bitcoin na Madeira
Presidente do Governo Regional participou hoje na 'Bitcoin Amsterdam'
O líder parlamentar do JPP destaca ainda, em comunicado de imprensa, o facto de a viagem do líder do executivo madeirense ter sido publicitada - inicialmente e "segundo a assessoria [da presidência]" - como uma "viagem de carácter privado", que "depois passou a pública num ápice". Élvio Sousa estranha, por isso, "esta relação entre o Governo Regional da Madeira e a parceria associativa, recheada de algum secretismo e à margem dos reguladores", reiterando que a mesma deve ser "cabalmente investigada e tirada a 'pratos limpos'”.
O parlamentar considerou também que "o anúncio, ontem, de Albuquerque da criação de um Centro de Negócios Bitcoin na Região pela Associação F.R.E.E. Madeira liderada por André Loja carece de oportunidade politica, sobretudo em dia em que muitos madeirenses choravam a perda de bens e de animais, se queixavam pela resposta tardia aos incêndios".
Bloco de Esquerda diz que "Madeira não precisa de Bitcoin" e critica ausência de Albuquerque
O presidente do executivo madeirense, que se encontrava em viagem privada fora do arquipélago, regressou na sexta-feira à Região
"É curioso observar que para atrair criptomoedas de impacte económico impreciso e até arriscado em território nacional, Albuquerque usa o dinheiro dos contribuintes para viagens de luxo, mas quando se trata, por exemplo, de insistir num lóbi para a ligação Ferry entre a Madeira e o Continente não se mete num avião, e vai a Canárias falar com o presidente do Governo, que já aqui deixou o repto da necessidade das regiões estarem ligadas por ferry", atirou ainda Élvio Sousa.