“Não tenham a menor dúvida que estes fogos são postos”
Miguel Albuquerque não tem dúvidas que a maioria dos fogos são cometidos por mão criminosa: “Não tenham a menor dúvida que estes fogos são postos”, disse à margem de uma visita que efectuava à Raposejra para se inteirar dos prejuízos causados pelos incêndios.
Para o governante o “quadro legal existente é um quadro que dá uma penalização bastante acentuada, o que é importante é ter as medidas de prova”, afirmou há pouco o presidente do Governo comentando esta manhã se deveria haver um reforço das medidas legislativas para indivíduos que ateiam fogos.
Esta mesma manhã o presidente do município da Ribeira Brava pedia mão pesada para os incendiários. Miguel Albuquerque foi mais contido: “O que temos de ter é eficácia operacional porque legislação temo-la”.
O governante lembra quando ainda era presidente da Câmara do Funchal os serviços de protecção civil chegaram a descobrir “velas” na florestas que eram meios de ignição, no entanto tornava-se “difícil obter meios de prova, nomeadamente impressões digitais” que comprovassem os autores dos crimes.