DNOTICIAS.PT
Mundo

Australiano acusado em Singapura por ameaça de bomba a bordo de voo

None
Foto Shutterstock

Um australiano foi hoje acusado em Singapura de ter feito uma ameaça de bomba a bordo de um voo para Perth, obrigando o avião a voltar para trás, escoltado por caças da cidade-Estado.

Hawkins Kevin Francis, de 30 anos, pode ser condenado a uma pena de prisão até 10 anos ou a uma multa até 500.000 dólares de Singapura (347.000 euros), ou a ambas as penas.

De acordo com a acusação, o australiano disse a um membro da tripulação de cabina, na quinta-feira, em pleno voo, "tenho uma bomba".

Também "pronunciou a palavra 'bomba' várias vezes" a outro membro da tripulação.

O voo TR16 da 'low cost' Scoot, da transportadora aérea Singapore Airlines, teve de regressar à cidade-Estado após uma hora de voo, na quinta-feira, na sequência das ameaças.

Foram mobilizados caças do exército de Singapura para escoltar o avião, que aterrou em segurança. A polícia declarou mais tarde que a ameaça era falsa e prendeu o jovem australiano.

O homem tentou fazer crer à tripulação "que ia ser cometido um ato terrorista". Além disso, cometeu uma infração a um regulamento das Nações Unidas relativo a medidas antiterroristas, de acordo com a acusação.

O australiano ouviu as acusações proferidas por um tribunal distrital por videoconferência e disse que as compreendia.

Usava barba, tinha um ar sombrio e falava devagar. O tribunal ordenou a detenção no Instituto de Saúde Mental durante 15 dias para observação psiquiátrica, antes de o caso ser novamente ouvido a 27 de outubro.