DNOTICIAS.PT
Incêndios Madeira

Força Especial de Proteção Civil ficará pelo menos até segunda-feira na Madeira

None
Foto Miguel Espada/ASPRESS

Na conferência de imprensa relativamente ao ponto de situação dos incêndios activos na Madeira, o secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, avançou que a Força Especial de Protecção Civil, que chegou hoje à Madeira, ficará pelo menos até segunda-feira. 

"Vão ficar o tempo que nós acharmos necessário e a ajuda será sempre prestada. Enquanto durar esta ativação da Comissão Regional da Protecção Civil, até segunda-feira esta Força Especial dos Bombeiros estará connosco. Estará a ajudar, a colaborar e depois faremos o ponto da situação", confirmou Pedro Ramos. 

Esta Força Especial, tal como noticiado hoje, chegou à Madeira esta sexta-feira e é composta por 64 elementos: 54 bombeiros, um médico do INEM, três técnicos de emergência pré-hospitalar do INEM e seis operacionais de apoio à logística.

O governante reforçou ainda a importância desta ajuda no combate às chamas que ainda lavram nos concelhos da Calheta e Porto Moniz: "Os meios que vieram do continente são sempre necessários. Quando estamos perante uma situação de excepção toda a ajuda que possa ser atribuída deve ser bem recebida e bem aceite", referiu Pedro Ramos, acrescentando que a "formação e o 'know-how' desta Força Especial dos Bombeiros para o combate apeado nos incêndios é uma mais-valia neste momento na Região Autónoma da Madeira e será utilizada nas próximas horas porque a distribuição das equipas no terreno já está combinada".

Na ocasião explicou que não está a ser equacionada a vinda de mais elementos para auxiliar nos incêndios. "Não estamos a equacionar a vinda de mais elementos. Mas agradecemos toda esta ajuda que está ser dada pelo Ministério de Administração Interna e pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil".

No total estão 121 operacionais e 36 veículos no terreno.