Bombeiros continuam a combater focos de incêndio no Porto Moniz
Os Bombeiros Voluntários de São Vicente e Porto Moniz, em articulação com as corporações de bombeiros de toda a Região, continuam a combater os focos de incêndios que permanecem activos. Ainda assim não se registam, neste momento, focos de incêndio de grandes dimensões.
O combate às chamas permanece, com especial atenção para as frentes que continuam activas junto à rotunda dos Lamaceiros e nas Portas da Vila.
Estão a decorrer operações de rescaldo e de prevenção de reacendimentos. Os meios de combate e prevenção manter-se-ão no terreno.
No que diz respeito a feridos, um comunicado enviado pela autarquia do Porto Moniz dá conta que foi registada "uma ferida que inspirou maiores cuidados, transferida no dia de ontem para o Hospital Central do Funchal, devido a queimaduras".
Para além do combate às chamas, os serviços camarários encontram-se a proceder "a todos os esforços para garantir a limpeza de todos os acessos rodoviários, bem como repor o acesso à água, nos locais afectados, e acompanhar as entidades competentes na reposição da eletricidade e telecomunicações".
A autarquia prestou auxílio no transporte dos munícipes que estavam na Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche do Porto Moniz, no Salão Paroquial e na Igreja da Santa, que já estão de regresso às suas habitações.
Há a registar "elevados danos materiais, em algumas habitações e terrenos". Após o incêndio ser dado por extinto, e os acessos a todos os locais estarem garantidos de forma segura, terão início operações de levantamento de danos, coordenadas por equipas da Câmara Municipal, em articulação com as Juntas de Freguesia.
A autarquia dá ainda conta que "todos os eventos desportivos e sociais previstos para este fim-de-semana foram adiados, em articulação com as respectivas organizações".
A Câmara Municipal continuará a acompanhar a situação no terreno, a partir do Posto de Comando Operacional, situado no Sítio da Levada Grande, juntamente com a Autoridade Regional de Proteção Civil, com o Comandante dos Bombeiros da Associação Humanitária de B. V de S. Vicente e Porto Moniz e com a Sub-Comissária da PSP do Porto Moniz.
A concluir, a Câmara Municipal do porto Moniz apela à população e aos estabelecimentos comerciais para que reduzam a utilização de água ao estritamente necessário. "Solicita-se igualmente o escrupuloso cumprimento das recomendações das autoridades de segurança e o acompanhamento permanente da informação divulgada. Procure manter-se em segurança".
O Município do Porto Moniz agradece a todos aqueles que, ao longo das últimas horas, contribuíram para o combate aos incêndios no nosso concelho. Os meios humanos e materiais colocados no terreno, oriundos de toda a Região, bem como a colaboração de todos os nossos funcionários e da nossa população, têm sido imprescindíveis para salvaguardar as pessoas e diminuir os danos provocados pelos incêndios que assolaram o nosso concelho. Autarquia do Porto Moniz.
Mais Casos
A carregar...
Não existe mais conteúdo
Carregar mais notícias
Erro ao carregar mais conteúdo