Governo aumenta imposto sobre os combustíveis na Madeira
Aumento acontece depois dos decréscimos antes das eleições regionais
O Governo Regional da Madeira decidiu, por portaria assinada pelos secretários da Finanças, Rogério Gouveia, e da Economia, Rui Barreto, aumentar o imposto sobre os combustíveis sujeitos a fixação administrativa de preços.
Depois de dois meses a efectuar reduções no ISP – Imposto Sobre Produtos Petrolíferos, para que os preços dos combustíveis não aumentassem antes das eleições legislativas regionais, o Governo aproveita uma semana em que os preços da gasolina de 98 octanas, do gasóleo e do gasóleos rodoviários vão diminuir, para aumentar o imposto que cobra por cada mil litros de combustível.
Assim, o ISP sobre o gasóleo, que estava em 115,57 euros, passa a 121,15 euros.
O gasóleo colorido e marcado tinha uma taxa 0 (zero) euros de ISP e passa a ter de 3,31 euros.
A gasolina de 95 octanas estava sujeita a uma taxa de ISP de 385,71 euros. Vai passar para 397,78 euros.
As taxas aqui referidas entram em vigor às zero horas de segunda-feira, dia 16 de Outubro, ao mesmo tempo em que passam a vigorar os novos preços dos combustíveis.
O gasóleo rodoviário passa a custar 1,478 euros, menos 0,031 euros do que os ainda em vigor. A mesma redução que se vai verificar no gasóleo colorido e marcado cujo preço passa a ser 1,160 euros. Já a gasolina de 95 octanas passa a custas 1,667 euros, menos 0,044 euros do que os 1,711 euros actualmente em vigor.
Se o Governo não tivesse mexido nos preços, isso significaria que em ISP, cada litro de combustível custaria menos 0,006 euros no gasóleo, menos 0,003 euros no gasóleo colorido e marcado e menos 0,012 euros na gasolina.