DNOTICIAS.PT
Incêndios Madeira

"Gigantescos fogos colocaram à prova capacidade de superação do povo madeirense"

None

O Representante da República para a Madeira deixou uma mensagem salientando a resiliência dos madeirenses, referindo-se à "situação inesperada que se abateu sobre esta Região Autónoma, afetando de modo especial as populações da zona oeste e norte".

Ireneu Cabral Barreto realçou que "os gigantescos fogos colocaram novamente à prova a capacidade de união, resiliência e superação do povo madeirense", deixando uma palavra de ânimo e conforto àqueles que "sofrem os efeitos desta tragédia e os danos por ela provocados".

Eis a mensagem na íntegra:

"Nos últimos dias, os gigantescos fogos que deflagraram nos concelhos da Calheta, do Porto Moniz e de Câmara de Lobos colocaram novamente à prova a capacidade de união, resiliência e superação do povo madeirense.

Não se tendo registado vítimas, com o que nos congratulamos, não podemos esquecer aqueles que sofrem os efeitos desta tragédia e os danos por ela provocados, a quem dirijo uma palavra de conforto e ânimo, estando certo que, juntos, procuraremos amenizar, de alguma forma, esta difícil situação.

Expressei já a minha total solidariedade e garantia de acompanhamento permanente aos Senhores Presidentes das Câmaras onde os fogos atingiram proporções mais drásticas, municípios aos quais oportunamente me deslocarei para as transmitir pessoalmente. Espero, com brevidade, reunir com as entidades que tutelam a Proteção Civil da Madeira, tendo presentes as várias dimensões da situação inesperada que se abateu sobre esta Região Autónoma, afetando de modo especial as populações da zona oeste e norte da Madeira.

Dirijo uma especial mensagem de sentido louvor, de incentivo e de confiança àqueles que, de maneira abnegada e corajosa, souberam nesta ocasião dar o melhor de si, nomeadamente as populações atingidas, os elementos da Proteção Civil, as corporações de bombeiros regionais, as forças de paz e de segurança, os militares da Forças Armadas e todos aqueles que, direta ou indiretamente, estão envolvidos nas operações de combate aos fogos e de rescaldo.

Este agradecimento estende-se ainda aos bombeiros de corporações nacionais que, coordenados pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, vieram hoje apoiar as corporações da Madeira a combater os incêndios na Região. É reconfortante verificar novamente que, em momentos de tragédia, o país se une e mostra, de imediato, a solidariedade característica dos Portugueses e do Estado bem reveladora da unidade e da coesão nacional."