Albuquerque anunciou em Amesterdão um Centro de Negócios Bitcoin na Madeira
Presidente do Governo Regional participou hoje na 'Bitcoin Amsterdam'
Chefe do executivo madeirense tem agendada uma conferência de imprensa às 18h30 desta sexta-feira no Porto Moniz para falar sobre os incêndios
O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, anunciou esta sexta-feira, 13 de Outubro, a criação de um Centro de Negócios Bitcoin na Região pela Associação F.R.E.E. Madeira. O objectivo da organização sem fins lucrativos é de "ajudar os locais com a transição para o novo paradigma monetário", a adopção da Bitcoin.
A informação foi avançada hoje pelo governante durante uma conversa com o príncipe Philip da Sérvia na 'Bitcoin Amsterdam'.
"Estamos a mudar a nossa economia", começou por dizer o chefe do executivo madeirense, lembrando que "durante muitos anos a base da economia da Madeira foi o Turismo", pelo que agora o Governo Regional pretende apostar em "empresas tecnológicas, alta tecnologia e inteligência artificial", destacando que "tudo o que está conectado com a Bitcoin é bem-vindo na Madeira".
O Centro de Negócios Bitcoin na Madeira está a ser implementado e desenvolvido pela Associação F.R.E.E. Madeira, criada pelo madeirense André Loja, uma instituição que "funciona como conselho consultivo do governo madeirense, bem como de várias outras instituições da ilha, públicas e privadas".
O objectivo do governo é introduzir a Madeira como referência mundial para o novo futuro digital, e fazer do arquipélago um líder em tecnologia e qualidade de vida. Com a Bitcoin a emergir como a verdadeira base para a troca de valor em todo o mundo, o F.R.E.E. Madeira ajudará o governo com esta tarefa. F.R.E.E. Madeira
Em Maio de 2022, a Secretaria Regional da Economia contratou os serviços da sociedade 'Rebelo de Sousa & Advogados Associados' para a “implementação pela Região Autónoma da Madeira de moeda electrónica”.
Governo contrata irmão de Marcelo para criar moeda electrónica na Madeira
A Secretaria Regional da Economia contratou os serviços da sociedade de advogados liderada por Pedro Rebelo de Sousa, irmão do Presidente da República, para a “implementação pela Região Autónoma da Madeira de moeda electrónica”. Pela prestação deste serviço, a ser executado no prazo de 450 dias, a entidade adjudicatária recebe 100 mil euros (a este valor acresce o IVA). O contrato foi assinado na passada sexta-feira pelo secretário Rui Barreto e pelo representante da ‘Rebelo de Sousa & Advogados Associados’ e publicado no mesmo dia na base de contratos públicos.
Este ano, um grupo de bitcoiners de todo o mundo reuniram-se com Miguel Albuquerque para discutir a possibilidade de desenvolver uma estratégia Bitcoin para a Região.
Esta não é a primeira vez que Miguel Albuquerque aborda a utilização da Bitcoin na Região. Em 2022 o governante esteve nos Estados Unidos para participar na ‘Bitcoin 2022’ que decorreu em Miami, na Florida. Na ocasião, o Presidente do Governo Regional disse que "a Madeira acredita na Bitcoin".
A ausência de Miguel Albuquerque na Madeira tem sido notada numa altura em que a Região está a ser assolada por incêndios de grandes dimensões. O secretário regional de Saúde e Proteção Civil justificou, ontem, que o Presidente do Governo Regional estaria "em viagem particular".
Albuquerque chega amanhã à Madeira
Presidente do Governo Regional está a acompanhar o evoluir da situação, garante Pedro Ramos
O chefe do executivo madeirense tem agendada uma conferência de imprensa às 18h30 de hoje no Porto Moniz para falar sobre os incêndios.