Cada vez mais italianos escolhem a Madeira para viver
Carlo Formosa, Embaixador de Itália em Portugal, considerou que “a comunidade italiana que se instala na Região Autónoma da Madeira, é cada vez maior e de máxima importância no ponto de vista de atividades económicas e essencialmente na indústria do turismo, que tem um papel fundamental para a economia da Ilha”. O embaixador foi recebido em audiência pelo presidente Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues.
O Embaixador de Itália em Portugal, entrou no serviço diplomático em 1992, após um período na Direcção-Geral dos Assuntos Económicos, lidando com países da ex-URSS e da Europa de Leste, partiu para o estrangeiro para servir primeiro na Embaixada em Hanói, e depois em Teerão.
Carlo Formosa foi nomeado Chefe do Secretariado da Direcção-Geral dos Países do Mediterrâneo e do Médio Oriente, e subsequentemente Chefe do Gabinete responsável pelo Próximo Oriente e pelo Processo de Paz.
O Embaixador de Itália em Portugal, coordenou as atividades políticas da Representação Permanente das Nações Unidas em Nova Iorque, regressando a Itália em 2013 como Chefe do Secretariado do Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros. Foi então promovido ao cargo de Ministro Plenipotenciário em janeiro de 2014. Foi subsequentemente nomeado Diretor Central para a Internacionalização, Diretor-geral Adjunto do Sistema do País e, em Julho de 2017, Vice-Presidente Executivo, Diretor das Relações Internacionais da Leonardo S.p.A. Em 2009, recebeu o título de Cavaleiro Oficial da Ordem de Mérito da República.
Representante da República também recebeu embaixador
O Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Ireneu Barreto recebeu, em audiência, no Palácio de São Lourenço, o Embaixador de Itália em Portugal, Carlo Formosa e a Consul Honorária de Itália na RAM, Margarida Valle dos Santos.
No decurso deste encontro foram abordados diversos assuntos de interesse comum, como a exemplar integração da comunidade Italiana na vida da Região, a importância do turismo Italiano para o mercado regional.
Ireneu Barreto teve ocasião de esclarecer o embaixador sobre o enquadramento constitucional das Autonomias Regionais.