PS está disponível para trabalhar em pacto de proteção da floresta e das populações
O Grupo Parlamentar do PS afirma estar disponível para, em conjunto com os outros partidos, trabalhar num pacto em matéria de protecção da floresta e socorro das populações. Victor Freitas destacou a necessidade de uma maior aposta em medidas concretas para combater as alterações climáticas.
“Com esse novo parlamento, o Partido Socialista deixa a sua disponibilidade para um pacto em matéria de protecção e socorro, mas também de protecção da natureza e de intervenção na nossa floresta”, expressou Victor Freitas, lançando o desafio às forças políticas que compõem a Assembleia e o Governo Regional. “Não podemos continuar a fechar os olhos a esta realidade e é necessário fazer algumas alterações em relação àquilo que tem sido a linha seguida na Região Autónoma da Madeira e julgo que o próprio Governo e os partidos que o compõem sentem essa necessidade”, referiu, apelando a que haja abertura para que isso se concretize, de modo a que seja possível responder aos desafios das alterações climáticas.
Além disso, na conferência de imprensa protagonizada esta manhã, deixou palavras de agradecimento aos bombeiros, "que têm sido incansáveis no terreno na ajuda e defesa das populações. Gratidão extensiva a todos os elementos da protecção civil municipal e regional, bem como à PSP e à GNR".
O dirigente socialista louvou ainda a prontidão com que o Governo da República se disponibilizou a enviar bombeiros e meios para apoiar no combate aos incêndios na Madeira, assim como a rapidez com que a Protecção Civil regional aceitou essa ajuda. Trata-se, como evidenciou, "de um apoio fundamental que dará algum espaço para que os nossos bombeiros, que estão exaustos, possam recuperar energias".