Câmara do Funchal quer fazer parte da solução no combate ao consumo de substâncias psicoactivas
Na abertura das décimas Jornadas de Saúde Mental e Psiquiatria, presentemente a decorrer na Casa de Saúde de São João de Deus, a vereadora na Câmara Municipal do Funchal, Helena Leal manifestou que a autarquia "fará sempre parte da solução" nesta aérea, nomeadamente na problemática da "nova realidade social" do consumo de substâncias psicoactivas.
Helena Leal destacou algumas das políticas implementadas pela autarquia, como "um contributo social" para a área da saúde mental, em complementaridade com as demais instituições, reforçando a importância de "ajudar quem precisa".
A vereadora relembrou "o trabalho que a autarquia tem estado a fazer no terreno", dando o exemplo, da criação da "primeira equipa municipal de rua, que irá coordenar toda a acção e todos os agentes que actuam na nossa cidade" junto das pessoas em situação de sem-abrigo.
A vereadora recordou igualmente o apoio financeiro "significativo" que a autarquia presta a várias associações e entidades, cujo trabalho depois "tem efeitos positivos na sociedade e na saúde mental em geral!, bem como a criação do Conselho Municipal de Saúde, "um instrumento estratégico, mas necessário à prossecução das nossas atribuições e competências", inclusive no âmbito das parcerias.
O papel dos apoios sociais municipais no bem-estar também não foi esquecido. "Neste sentido, temos feito um incremento daqueles que são os apoios sociais", afirmou a vereadora, salientando que o reforço desses apoios chega aos 50% face a 2021. "Este tipo de apoios acabava por reduzir alguns factores de stress e aumentar factores de protecção que são importantes", sempre na lógica de "dar mais a quem realmente precisa, chegando também à classe média", concluiu.
Ao longo dos dias de hoje e amanhã , 13 e 14 de Outubro de 2023, decorrem na Casa de Saúde S. João de Deus, no Funchal, as 10ªs Jornadas de Saúde Mental e Psiquiatria, sob o tema "Proximidade em Saúde Mental: Refletir o Presente/Construir o Futuro". O evento tem lugar no Auditório S. Bento Menni daquela instituição.
Destinado a todos os profissionais das áreas da saúde, social e educação, "mas também a toda a comunidade interessada", a organização estima a participação de cerca de 300 pessoas ao longo destes dois dias de jornada.