DNOTICIAS.PT
Desporto

Fogo deu tréguas e vai haver motocross este fim-de-semana na Fajã da Ovelha

Organização esteve no terreno para proteger a pista e ajudar a população

None
Foto DR

A final do Campeonato Nacional e Regional de Motocross, agendada para este fim-de-semana, na Calheta, vai mesmo realizar-se, apesar dos fogos que deflagraram no concelho, onde se mantêm ainda alguns focos activos.

A organização confirmou ao DIÁRIO que “há condições para avançar”, após conversações com o Município e com a Protecção civil.

“Temos 200 pessoas na Madeira para esta prova. Não seria possível adiar, a solução seria cancelar e os prejuízos seriam grandes. Como neste momento o cenário está bem melhor, decidimos avançar com a prova”, explicou Ricardo Andrade da organização, a cargo do CDR Prazeres.

A decisão foi tomada esta manhã, após várias horas de inquietação. O fogo esteve perto da pista de motocross da Fajã da Ovelha, onde vai decorrer a competição, obrigando cerca de 20 elementos da organização a trabalho de vigilância e de ‘bombeiro’.

Temos um camião-bomba e tivemos o cuidado de regar tudo à volta. Aqui não houve qualquer tipo de fogo. Desmontámos tudo ontem, por precaução e passámos aqui a noite, porque temos material no valor de 50 mil euros nestas instalações. Também temos mangueiras e ajudamos, como pudemos, a população mais próxima, nesta noite em que não houve tempo para dormir. Por volta das duas da manhã, estávamos a apagar um fogo na Raposeira. Ricardo Andrade, CDR Prazeres

A organização esclarece que, nesta altura, "estão asseguradas todas as condições de acesso à pista da Fajã da Ovelha" e que o pouco fumo que paira já se está a dissipar.

Houve alguns danos nos cabos eléctricos, que também já estão a ser reparados.

Os trabalhos centram-se na pista, preparando o terreno para receber a competição que vai definir campeões na modalidade.

O evento traz à região cerca de 200 pessoas provenientes do continente e de Espanha, onde estão incluídos 22 pilotos que disputam o Campeonato Nacional. "Estão acompanhados dos seus assistentes e acompanhantes. Vem também uma equipa do MX Ribatejo que irá colaborar com a direcção de corrida, do Pentacontrol que irá assegurar a cronometragem do evento e do acompanhamento do Director de prova da Federação de Motociclismo de Portugal", explica a organização.

A última ronda do Campeonato Nacional de Motocross de MX65, a disputar na Madeira, vai ser decisiva para determinar o campeão.

No Campeonato Regional também há vencedores para encontrar, em algumas categorias.

A organização realça a forte divulgação do evento, com uma "forte presença da comunicação social do continente, desde fotógrafos a jornalistas da Sport TV e de várias revistas ligadas à modalidade, bem como a presença da comunicação social da região".