DNOTICIAS.PT
Madeira

Grupo de Folclore do Porto Santo actua junto aos moinhos de vento da Portela no Porto Santo

None

A Câmara Municipal do Porto Santo está a preparar a (re)inauguração dos moinhos de vento da Portela, com uma actuação do Grupo de Folclore do Porto Santo, amanhã, 14 de Outubro, a partir das 11 horas. ‘’A requalificação do património cultural é fundamental na preservação da identidade de um povo, reconstituindo, de alguma forma, a memória viva que a arquitetura local e regional nos confere.", indica o município.

A autarquia assume que esta intervenção tinha sido um compromisso assumido pelo actual executivo, que considera "este momento como um dos mais importantes para os porto-santenses, naquela que foi uma recuperação total de um legado patrimonial cheio de significado".

"A recuperação dos três moinhos de vento durou cerca de meio ano e teve por objectivos valorizar e divulgar as marcas do passado, legado patrimonial e sociocultural, parte integrante da memória de um povo, que são considerados símbolos de uma economia de subsistência, que perdurou durante séculos, uma intervenção no âmbito da operação CompromissoMadeira@2020, que representou um investimento público no valor de 200 mil euros, que terá um relevante papel na recuperação e conservação do património edificado, na incorporação das novas tecnologias para divulgação dos conteúdos e no reforço e modernização da oferta cultural no Porto Santo", indica a Câmara liderada por Nuno Batista.

A potencialidade dos moinhos de vento assumirem um papel fundamental na definição da paisagem, e na memória da população do Porto Santo tornou-se aqui essencial para desenvolver este processo de recuperação e intervenção que visou recuperar elementos em muito más condições. Perdida a sua importância funcional, permaneceu o moinho como imagem de marca associada à promoção da ilha. Hoje, quase não restam senão memórias e vestígios a caminho de se tornarem ruínas. O fator estético e a estrutura ainda existente foram dois dos principais elementos tidos em conta para a preservação do património arquitetónico de forma a salvaguardar os valores históricos, artísticos e culturais do referido local.  Câmara Municipal do Porto Santo

Até 1960 contabilizaram-se aproximadamente 30 moinhos de vento no Porto Santo, não sabendo ao certo a sua actividade. À presente data nenhum moinho de vento está em actividade apesar de ser uma das caraterísticas mais graciosas da paisagem porto-santense.