'A Tradição Coral Inglesa' é tema de concerto na Sé do Funchal
É no âmbito da 12.ª edição do Festival de Órgão da Madeira que a Sé do Funchal acolhe, amanhã, sábado, às 21h30, um concerto dedicado à 'Tradição Coral Inglesa’. O evento é organizado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura.
O concerto conta com João Vaz, director artístico do FOM, no órgão principal; Beatriz Resendes no órgão de coro; e a Capella de S. Vicente sob direcção de Pedro Rodrigues. A Capella de S. Vicente é constituída por Joana Timóteo, Rita Carvão e Salomé Monteiro (sopranos), Catarina Baptista e Rita Meireles (altos), João Borges, João Coutinho e Pedro Rodrigues (tenores), Martim Líbano Monteiro e Mateus Líbano Monteiro (baixos).
"Sobre este concerto, refira-se que a tradição musical inglesa está intimamente ligada à prática coral. Fortemente encorajada a partir da segunda metade do século XIX, a prática do canto em grupo (independentemente de níveis etários ou classes sociais) criou uma tradição de qualidade e significado crescentes, dando origem a obras escritas por Elgar, Parry ou Rutter, muitas das quais permanecem como autênticos símbolos da música britânica. A Capella de S. Vicente, cujo projeto educativo é inspirado no modelo inglês, apresenta algumas dessas obras, contando também com a participação dos dois órgãos da Sé do Funchal", refere nota à imprensa.
A Capella de S. Vicente é constituída por um núcleo de cantores universitários, aos quais se juntam, dependendo das circunstâncias, pequenos cantores e cantores profissionais. A presença dos pequenos cantores faz da Capella de S. Vicente o único agrupamento vocal português que reproduz o sistema de ensino musical presente em muitas escolas inglesas. Nas escolas que são suas parceiras (A Voz do Operário, em Lisboa, e o Agrupamento de Escolas D. Dinis, de Odivelas), a prática coral abrange toda a população escolar, dentro do horário curricular, e ocasiona muitas apresentações públicas com repertório de excelência. João Vaz
O director artístico explicou ainda que, embora o concerto de amanhã apresente apenas a vertente dos cantores universitários, o repertório apresentado presta homenagem aos pequenos cantores e a um modelo de ensino da música que ainda hoje prevalece no Reino Unido.
O órgão novo da Sé foi construído pelo organeiro Dinarte Machado, em 2017, numa iniciativa do Cabido da catedral. O mestre organeiro também foi autor do grande órgão da Igreja do Colégio.
O 12.º Festival Internacional de Órgão da Madeira vai decorrer até ao próximo dia 22 de Outubro incluindo no programa um total de 10 concertos em 8 igrejas da Madeira.
Programa do Concerto
Charles Hubert Parry (1848-1918)
¬ I was glad
Edward Elgar (1857-1934)
¬ Vesper Voluntaries Op. 26
› Introduction
› Voluntary I
¬ Ave verum
¬ Vesper Voluntaries Op. 26
› Voluntary III
¬ Ave Maria
¬ Vesper Voluntaries Op. 26
› Voluntary VIII
John Rutter (1945)
¬ This is the day
João Vaz (1963)
¬ Introduction to «This is the truth sent from above»
Tradicional inglesa
(arranjo Ralph Vaughn Williams)
¬ This is the truth sent from above
John Rutter
¬ The Lord bless you and keep you
¬ Toccata in Seven
¬ A Clare benediction
¬ Christmas lullaby
Tradicional inglesa
(arranjo João Vaz)
¬ The First Nowell