Cerca de 200 internamentos por ano na Madeira devido a substâncias
As décimas Jornadas da Saúde Mental irão reflectir, entre outras temáticas, sobre os surtos psicóticos associados às novas drogas psicoactivas, que representam 30% dos internamentos psiquiátricos na Região, indica o director da Casa De Saúde São João de Deus.
Em declarações ao jornalistas, Eduardo Lemos, revela que o número de internamentos está “em linha com 2022 e 2021”, ano em que “houve um aumento significativo”.
“Estamos a falar só [em internamentos relacionados] com substâncias psicoactivas de duzentos e poucos surtos”, revela o responsável à margem da abertura das jornadas.
Ao longo dos dias de hoje e amanhã , 13 e 14 de Outubro de 2023, decorrem na Casa de Saúde S. João de Deus, no Funchal, as 10ªs Jornadas de Saúde Mental e Psiquiatria, sob o tema "Proximidade em Saúde Mental: Refletir o Presente/Construir o Futuro". O evento tem lugar no Auditório S. Bento Menni daquela instituição.
Destinado a todos os profissionais das áreas da saúde, social e educação, "mas também a toda a comunidade interessada", a organização estima a participação de cerca de 300 pessoas ao longo destes dois dias de jornada. Na sessão de abertura desta manhã marcaram presença o Bispo do Funchal, D. Nuno Brás, o Irmão José Paulo Pereira, presidente do Instituto S. João de Deus.
O secretário regional da Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, não esteve presente por estar a acompanhar a situação dos incêndios na zona Oeste da Madeira.
O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, também não compareceu por motivos de agenda.