DNOTICIAS.PT
Incêndios Madeira

Câmara do Porto Moniz faz balanço da situação

None

A Câmara Municipal do Porto Moniz, concelho que está a ser atingido pelo incêndios, fez um balanço da situação e deixou apelos aos munícipes para tomarem medidas de preacaução.

"Na sequência dos incêndios que deflagraram, ao longo dos últimos dias, no concelho da Calheta, a Câmara Municipal do Porto Moniz, em articulação com os Bombeiros da Associação Humanitária de B. V de S. Vicente e Porto Moniz, procedeu esta manhã à colocação de meios humanos e materiais de prevenção no terreno, na freguesia das Achadas da Cruz, contígua à freguesia da Ponta do Pargo. Às 13 horas, devido à aproximação dos incêndios, a Câmara Municipal procedeu ao encerramento do Teleférico das Achadas da Cruz.", recorda a autarquias presidida pro Emanuel Câmara.

Por volta das 15 horas teve início um foco de incêndio nas Achadas da Cruz, que rapidamente se alastrou a toda a freguesia. "Apesar de todos os esforços desenvolvidos pelos nossos Bombeiros e restantes agentes de Proteção Civil, não foi possível evitar a rápida propagação do fogo, do qual resultou uma pessoa ferida, entretanto encaminhada para o Centro de Saúde do Porto Moniz", esclarece. 

Simultaneamente, refere a câmara, existiram focos de incêndio que se alastraram aos sítios dos Lamaceiros e da Santa, na freguesia do Porto Moniz. Por esse motivo, ao longo da tarde foi também evacuado o Lar de Idosos do Porto Moniz, no Sítio dos Lamaceiros.

"Considerando a natureza e a complexidade do incêndio florestal que atingiu o concelho, com focos dispersos que rapidamente atingiram freguesias deste concelho, foi decidido ativar o Plano de Emergência de Proteção Civil, pelas 17 horas, e contactado o Serviço Regional de Proteção Civil, para cooperação na disponibilização de meios adicionais. Esta decisão foi ratificada em reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, pelas 19h15".

Neste momento, refere a Câmara do Porto Moniz, o combate aos fogos permanece, "com especial relevância para os focos situados na freguesia do Porto Moniz, nos sítios dos Lamaceiros e da Santa. Encontram-se no terreno todos os meios humanos e materiais disponíveis dos Bombeiros da Associação Humanitária de B. V de S. Vicente e Porto Moniz, em permanente articulação com os restantes serviços camarários e da Proteção Civil, de forma a minimizar ao máximo as perdas materiais e impedir quaisquer perdas humanas. Estão também mobilizadas várias corporações de bombeiros da Região".

A Câmara Municipal continua a acompanhar os incêndios, juntamente com as entidades de Protecção Civil, em particular o Comandante dos Bombeiros da Associação Humanitária de B. V de S. Vicente e Porto Moniz e a Comandante da PSP do Porto Moniz.

"Reforça-se o apelo à população da Vila de Porto Moniz, e aos estabelecimentos comerciais, para que reduza a utilização de água ao estritamente necessário. Solicita-se a toda a população o escrupuloso cumprimento das recomendações das autoridades de segurança e o acompanhamento permanente da informação divulgada, procurando manter-se em segurança", conclui.