DNOTICIAS.PT
None
Explicador Madeira

Viagem marcada para Israel. E agora?

Após o ataque surpresa do grupo islâmico Hamas, as pessoas que tinham os seus voos marcados para Israel, ou que estavam de momento no país, foram apanhadas desprevenidas e viram as suas viagens serem canceladas por tempo indeterminado.

Segundo a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) há dois cenários: se ainda se encontra no território ou se tem uma viagem marcada. A DECO explica como proceder em ambas as situações.

Se estiver em Israel deverá informar, de imediato, a Embaixada de Portugal. Um dos voos de repatriamento aterrou em Portugal na passada quarta-feira (11). Os passageiros foram recebidos pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho. Segundo o mesmo, estavam no voo 152 portugueses e ainda 14 cidadãos de outras nacionalidades.

A aeronave C-130 da Força aérea portuguesa vai até Larnaca, no Chipre. Após essa viagem, os cidadãos portugueses são levados até Lisboa por um voo da TAP, fretado pelo Estado Português.

Por outro lado, se tem viagem marcada para Israel há vários procedimentos a ter em conta. Segundo consta no site oficial da DECO, se comprou de forma isolada o(s) bilhete(s) de avião tem de confirmar se o seu voo foi cancelado. A maioria das companhias aéreas estão a cancelar as ligações por iniciativa própria face à situação atual. Estas são as informações presentes nos sites de algumas companhias aéreas:

TAP: Os passageiros com voos marcados até final de Outubro podem remarcá-los sem custos adicionais ou pedir o reembolso do valor.

Air France: Se o bilhete foi emitido até dia 7 de Outubro de 2023, inclusive, para uma viagem entre o dia 7 e o dia 15 de Outubro de 2023, de ou para Tel Aviv, os passageiros podem adiar a viagem gratuitamente, com a mesma tarifa, até dia 29 de Outubro de 2023, inclusive. Se não desejar adiar, o passageiro pode cancelar a sua viagem e, neste caso, tem direito a um voucher não reembolsável válido por um ano, tanto para a Air France como para a KLM.

KLM: Se o bilhete foi emitido até dia 7 de Outubro de 2023, inclusive, para uma viagem entre o dia 7 e o dia 15 de Outubro de 2023, de ou para Tel Aviv, os passageiros podem adiar a viagem gratuitamente, com a mesma tarifa, até dia 29 de Outubro de 2023, inclusive. Se não quiser adiar, pode solicitar um voucher válido por um ano para todos os voos da KLM, Air France, Delta e Virgin Atlantic. Tambgém pode utilizar o voucher para comprar opções extras, como assentos específicos e bagagem em voos da KLM e Air France. Ainda pode também solicitar o reembolso total do bilhete.

Alitalia: Os voos desta companhia foram cancelados até 14 de Outubro. A companhia oferece outras alternativas de viagem que permitam chegar ao destino ou o reembolso total do bilhete.

Austrian Airlines: A companhia aérea, pertencente ao Grupo Lufthansa, cancelou os voos de e para Tel Aviv até dia 14 de Outubro. Quem tiver uma reserva até dia 22 de Outubro, inclusive, pode cancelar o seu bilhete gratuitamente.

No entanto, se tiver comprado uma viagem organizada, ou seja, por uma agência de viagens, deve contactar, o mais rápido possível, a agência em causa (caso ainda não tenha sido contactado). A empresa organizadora deve proceder ao reembolso integral do pagamento efetuado.

No sábado passado, dia 7 de Outubro, o grupo islâmico Hamas realizou um ataque surpresa contra Israel. O massacre deu-se durante um festival de música trance no deserto de Negev, em território israelita, que celebrava a paz e a união. Até agora, mais de 260 pessoas foram encontradas mortas no local e há, ainda, centenas desaparecidas.

*Trabalho executado pela estagiária Bruna Jardim, com supervisão do subdirector Roberto Ferreira.