Festival de Órgão da Madeira abre com concerto 'Double Fantaise' na Igreja do Colégio
O 12.º Festival Internacional de Órgão da Madeira tem início esta sexta-feira, pelas 21h30, com um concerto na Igreja de São João Evangelista (do Colégio). Este é um evento organizado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, e com direção de artística de João Vaz, que decorre até 22 de Outubro. Todas as iniciativas deste festival são de acesso gratuito.
O concerto denominado 'Double Fantaisie' trata-se de uma actuação a quatro mãos e quatro pés com os portugueses Samuel Pinto e Gregório Gomes, membros fundadores da Associação de Música Sacra de Braga. "A música para dois organistas num órgão foi desenvolvida a partir do final do século XVIII. O efeito poderoso de tais atuações, bem como o sentimento lúdico para os intérpretes, tornaram essa prática bastante popular. Utilizando os ricos recursos do grande órgão da Igreja do Colégio, Samuel Pinto e Gregório Gomes apresentam peças do século XVIII ao século XX, escritas para quatro mãos e quatro pés, em combinações surpreendentes", explica nota da organização.
Samuel Pinto explica que a génese da ideia deste concerto inaugural “remonta a um projecto realizado no âmbito de um ciclo de estudos da Escola Superior de Música de Lisboa, onde foi proposta a execução de obras a 4 mãos e 4 pés. Tendo o mesmo sido levado a bom porto, surgiu, por conseguinte, a ideia de se poder reproduzir este projeto noutros contextos. Desde então, os intérpretes apresentaram-se em concertos e em ciclos e festivais de música em Mafra, Braga, no Porto e, presentemente, na Madeira.”
Quanto ao festival, vai voltar a aliar um programa de concertos musicais únicos à divulgação do rico património organístico existente na Região, contando com 10 concertos em 8 igrejas da Madeira: Igreja de São João Evangelista (Colégio), Sé, Igreja do Recolhimento do Bom Jesus, Igreja de Santa Luzia, Convento de Santa Clara e Igreja de São Martinho no Funchal, Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Machico) e Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe (Porto da Cruz).
Programa:
Adolf Friedrich Hesse (1809-1863)
¬ Fantasie, op. 35
› Adagio
› Andante grazioso
› Allegretto
Johann Sebastian Bach (1685-1750)
¬ Concerto em Dó maior, BWV 595
(arranjo Maurizio Machella)
Gustav Adolf Merkel (1827-1885)
¬ Sonata nº 1, Op. 30
› Allegro moderato
› Adagio
› Allegro com fuoco – piú moderato
Johann Strauß, filho (1825-1899)
¬ Valsas a quatro pés
(arranjo Johann Mathias Michel)
Jean Langlais (1907-1991)
¬ Double fantaisie
Roger Ampt (1949)
¬ Waltzing Matilda
› Introduction and theme
› Variation I – Playful
› Variation II – Waltz fughetta
› Variation III – Bold
› Variation IV – Lament
› Variation V - Finale