DNOTICIAS.PT
Madeira

Pedro Ramos visita área consumida pelo fogo dos últimos dias na Calheta

Conheça as iniciativas que marcam a agenda desta quinta-feira na Madeira

None
Foto DR/CBSSC

Os incêndios em zonas rurais e florestais têm surgido com grande frequência nos últimos dias, na Região. As elevadas temperaturas, com os termómetros a ultrapassarem diariamente os 30ºC, têm sido uma agravante, embora as autoridades já tenham suspeitado de fogo posto, estando as respectivas investigações em curso.

A onda de incêndios tem assolado, sobretudo, a costa Sul da Madeira, com maior incidência nos concelhos da Ribeira Brava, Ponta do Sol e Calheta. É precisamente neste último que se têm vivido as situações mais complicadas. 

Para fazer um balanço da situação, hoje, pelas 9h30, o secretário regional de Saúde e Protecção Civil visita o local onde, nos últimos dias, deflagrou um desses incêndios, que subiu dos sítios do Pinheiro e das Florenças, no Arco da Calheta, até ao Paul da Serra, na zona do Pico da Urze, onde circundou uma unidade hoteleira que está encerrada. 

Pedro Ramos, acompanhado do presidente do Serviço Regional de Protecção Civil, vai estar na zona do Rabaçal, para "apurar a área ardida" a perceber quais foram "as zonas mais afectadas". 

Aquando do agendamento da visita, ainda não tinha deflagrado o incêndio nos Prazeres, que, ontem à noite, obrigou à evacuação dos cerca de 120 hóspedes do Hotel Jardim Atlântico, no Lombo da Rocha. Os turistas tiveram de passa a noite no Pavihão Gimnodesportivo local. 

Este é um assunto que vamos continuar a acompanhar ao longo desta quinta-feira. Mas há mais iniciativas na agenda de hoje. Saiba quais:  

Política e Sociedade

9h00 F3M - Sessão Informativa ‘Prevenir e combater o cibercrime?’, na Escola da APEL.

9h30 Reunião semanal da Vereação da Câmara Municipal do Funchal.

10h30 – Conferência de imprensa sobre a final do Campeonato Nacional de Motocross MX 65, junto à Câmara Municipal da Calheta.

11h00 – A CDU realiza uma acção política junto à zona das chegadas do Aeroporto Internacional da Madeira, para abordar a necessidade de reduzir  as taxas aeroportuárias.

13h00Exercício ‘Golfinho’ tem hoje o seu segundo dia, decorrendo até às 18 horas, no concelho de Machico.

14h00 – Sessão de Abertura do II Congresso ‘Mais Social’, que se prolonga até ao dia de amanhã, no Museu de Imprensa da Madeira.

Câmara de Lobos acolhe segundo congresso 'Mais Social'

O Museu de Impresa da Madeira, em Câmara de Lobos, foi o palco escolhido para a realização do II congresso 'Mais Social', uma iniciativa que visa promover a partilha de conhecimentos na área social e da sua economia envolvente. 

15h00Associação de Motociclismo da Madeira procede à entrega de equipamentos de reabilitação física ao SESARAM, no âmbito dos donativos recolhidos durante a Volta comemorativa dos 50 anos do Hospital Dr. Nélio Mendonça e os 20 anos do SESARAM.

Motociclistas oferecem equipamentos ao SESARAM

Esta foi a forma encontrada pela Associação de Motociclismo da Madeira para se associar às celebrações dos 50 anos do Hospital Dr. Nélio Mendonça e 20 anos do Serviço Regional de Saúde

15h30Reunião da Câmara Municipal da Ponta do Sol, a ter lugar no Salão Nobre da Câmara.

17h30Ordem dos Engenheiros – Secção Madeira promove uma visita técnica à obra do Hospital Central e Universitário do Funchal.

Engenheiros da Madeira fazem visita técnica ao novo hospital

O Colégio Regional de Engenharia Civil da Madeira organiza uma visita técnica à obra do Hospital Central e Universitário da Madeira esta quarta-feira, 12 de Outubro.

18h00 – Abertura da ‘Cidade do Empreendedor - Feira Internacional Empreendorismo e Inovação’, que decorre até 15 de Outubro no Madeira Tecnopolo. Rui Barreto marcará presença nesta iniciativa.

Cultura e espectáculos

16h30 – Pedro calado inaugura a exposição do trabalho artístico mais recente da artista madeirense Júlia Barros, intitulado ‘Desordem’, que ficará exposto no primeiro andar do edifício dos Paços do Concelho, no Funchal.         

17h00Concerto ‘De Chopin até à Lapa’, no Auditório do Centro Cultural e de Investigação do Funchal.

Centro Cultural e de Investigação do Funchal acolhe espectáculo 'De Chopin até à Lapa'

No próximo dia 13 de Outubro, às 21 horas, sobe ao palco do auditório do Centro Cultural e de Investigação do Funchal (CCIF), o espectáculo 'De Chopin até à Lapa'.

19h15 – Arranca a 5.ª Edição do Festival ‘Mariofa’, que se prolonga até ao próximo sábado, no Teatro Baltazar Dias.

Fique a conhecer, também, as efemérides que marcaram este dia 12 de Outubro ao longo dos anos. 

Efemérides

1492 - Cristóvão Colombo, navegador italiano ao serviço de Espanha, chega à América, convencido de ter atingido terras da Índia.

1890 - Nasce o compositor, musicólogo e pedagogo português Luís de Freitas Branco, autor de "Paraísos Artificiais" e "Vathek".

1910 - A partir das Guardas Municipais de Lisboa e do Porto é criada a Guarda Nacional Republicana.

1935 - Bispo de Leiria declara dignas de crédito as "aparições" e autoriza oficialmente o culto de Nossa Senhora de Fátima.

1943 - Acordo dos Açores assinado entre Portugal e o Reino Unido. A Royal Air Force (RAF) passa a designar o campo das Lajes como RAF Station Lajes.

1978 - Egito e Israel iniciam, em Washington, conversações para o estabelecimento de um acordo de paz para o Médio-Oriente.

1984 - Atentado do IRA à primeira-ministra britânica, Margaret Thatcher, num hotel de Brighton. Morrem quatro pessoas, 34 ficam feridas, Thatcher escapa ilesa.

1999 - UEFA atribuiu a organização do Campeonato da Europa de futebol de 2004 a Portugal.

2007 - O Prémio Nobel da Paz é atribuído ao antigo vice-presidente norte-americano Al Gore e ao Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU pelos esforços para aumentar o conhecimento sobre mudanças climáticas.

2018 - O ministro da Defesa, Azeredo Lopes, demite-se, alegando que o faz para evitar que as Forças Armadas sejam "desgastadas pelo ataque político" de que considera estar a ser alvo por causa do processo de Tancos.

Pesamento do dia

Não há crises graves senão de ordem moral e intelectual. Ainda que a natureza das crises sociais seja económica e política, serão a inteligência e a moral os seus remédios (...) ou nada de sólido se construirá. Luís de Freitas Branco (1890-1955), compositor português