Fragatas Bartolomeu Dias e Corte-Real nos mares da Madeira
As fragatas Bartolomeu Dias e Corte-Real da Marinha Portuguesa vão estar no território marítimo da Madeira a partir desta sexta-feira, 13 de Outubro, e até domingo, 15 de outubro. Durante a estadia na ilha, serão realizados exercícios navais com o NRP Viana do Castelo, actualmente em missão na Zona Marítima da Madeira.
Os navios largaram da Base Naval de Lisboa, a 9 de Outubro, para efeCtuar a viagem de instrução dos cadetes do 4º ano e dos alunos finalistas da Escola Naval. A viagem tem como duração um total de 14 dias, com passagem pelos portos do Funchal e de Ponta Delgada, regressando à Base Naval de Lisboa, no dia 22 de Outubro.
A viagem permite aos cadetes da Escola Naval desenvolver e pôr em prática os conhecimentos nas áreas de navegação, marinharia, comunicações e operações navais.
Do total de 69 cadetes embarcados nos dois navios, na sua maioria cadetes portugueses, entre os quais um madeirense, encontram-se também cadetes de nacionalidade francesa, angolana e são tomense, resultado de um protocolo que permite a troca de experiências e a criação de importantes laços de amizade e de camaradagem entre os futuros oficiais destas marinhas.
A força naval é comandada pelo Capitão-de-fragata Artur José Lucas da Silva e conta com um total de 311 militares.