Quilómetro Vertical do Fanal leva 128 atletas ao sítio da Ribeira Funda
O Quilómetro Vertical do Fanal (KV do Fanal) irá realizar-se no próximo dia 15 de Outubro de 2023, numa organização do Clube de Montanha do Funchal (CMoF), em parceria com a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, que levam a cabo a realização da 11ª edição desta prova.
O evento, que pontua para o Campeonato Nacional de Vertical, o Campeonato de Clubes - Vertical, o Campeonato da Madeira - Vertical e o Campeonato da Madeira de Clubes, além de contar para o Campeonato Nacional da Juventude nos escalões de Iniciados, Juvenis, Juniores e Sub23, contará com a participação de 128 atletas, com um total de 38 atletas femininas e 90 masculinos.
A prova tem início na localidade escondida da Ribeira Funda - no Seixal - e termina junto à lagoa do Fanal, passando inicialmente pela Vereda da Tranquada e depois pela Vereda do Castanheiro. O percurso do KV do Fanal tem 3980 metros de extensão e apresenta um desnível positivo de 1000 metros, com uma inclinação média de quase 26%. Isso significa que, em média, a cada 100 metros percorridos, os atletas sobem quase 26 metros de altitude em relação ao nível do mar.
Esta prova tem uma longa história em Portugal, já desde 2010, tendo sido a primeira do género realizada no nosso país. Após um interregno de três anos, entre 2012 e 2014, o evento voltou a acontecer em 2015 e tem sido realizado anualmente desde então, sempre com o seu percurso inalterado, sendo por isso uma excelente oportunidade para os atletas avaliarem seu nível competitivo a cada ano.
Além disso, o CMoF está em condições de anunciar que está em negociações para que, em 2024, o KV do Fanal seja o palco da "Final" do VK Open Championship, uma competição dinamizada pela ISF - Internacional Skyrunning Federation.
A partida dos primeiros atletas está marcada para as 9:30h, em grupos de até quatro atletas com saídas a cada minuto, sendo a previsão de chegada dos últimos atletas para as 12h15. A entrega de prémios acontecerá pelas 13h, seguida de um almoço-convívio para todos os participantes às 13:30h.
Ao longo dos anos, foram estabelecidas excelentes marcas nesta prova. O atual recorde absoluto é de Vincent Loustau, que concluiu a prova em 37 minutos e 24 segundos em 2021. Já o melhor registo madeirense foi conseguido por Ricardo Gouveia, com um tempo de 39 minutos e 11 segundos em 2018. Nos femininos, o recorde pertence a Joana Soares, que completou a prova em 42 minutos e 45 segundos em 2020, ficando em 3º lugar da geral nesse ano.