DNOTICIAS.PT
Madeira

Município de Santa Cruz representado na 8.ª Reunião da Comissão Executiva do projecto LIFE Natura@Night

None

"O município de Santa Cruz faz-se representar na 8.ª Reunião da Comissão Executiva do projecto LIFE Natura@Night que decorre em Santa Cruz da Graciosa, Açores, através do seu presidente, Filipe Sousa, e vice-presidente, Élia Ascensão", revela uma nota dirigida à imprensa. 

Este é "um projecto alavancado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves que congrega 13 parceiros espalhados pela Macaronésia e que tem como grandes objectivos promover e incentivar a criação de Planos Diretores de Iluminação Pública, o combate à poluição luminosa e a conservação da biodiversidade", acrescenta. 

A mesma nota refere ainda que "uma vez mais, o município de Santa Cruz foi pioneiro na criação do seu Plano Director de Iluminação Pública e hoje serve de exemplo a municípios da RAM como Funchal, Câmara de Lobos, Machico e Santana, mas também a outros municípios na Macaronésia, nomeadamente Santa Cruz da Graciosa, Açores que hoje apresenta o seu Plano Director de Iluminação Pública, e ainda o município de Buenavista del Norte e Mogan, Canárias".

"A reunião serve para cada parceiro partilhar as acções demonstrativas da execução do projecto respectivamente", sustenta. 

"Santa Cruz vai proceder à alteração da iluminação pública com a substituição de cerca de 224 luminárias com lâmpadas de sódio por luminárias com lâmpadas com tecnologia LED em 3 zonas da freguesia do Caniço, melhorando a eficiência energética e reduzindo a poluição luminosa. As zonas, que foram escolhidas de acordo com o critério da proximidade à orla marítima, são o acesso à praia do Garajau (88 luminárias), Estrada Nova do Cristo Rei (100 luminárias), acesso pedonal à estátua do Cristo Rei (20 luminárias), Vereda Pedonal na Ponta da Oliveira (16 luminárias). Com esta intervenção, o Município prevê atingir uma redução significativa da queda de aves por encadeamento e diminuir a mortalidade quer das aves, quer da restante biodiversidade, induzida pela luz artificial", revela ainda. 

E conclui: "Prevê-se que as alterações venham a ocorrer durante os meses de Abril, Maio e Junho de 2024, acompanhando o ciclo de reprodução das várias espécies que estão a ser monitorizadas no âmbito do projecto".