Pedro Fino realça o facto da IMEKO Joint Conference 2023 trazer à Madeira especialistas de vários países
O secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, enalteceu o facto da IMEKO Joint Conference 2023 (TCB-TC11-TC24), que decorre no Centro de Congressos do Hotel VIDAMAR – Resorts Madeira, no Funchal, que trazer à Madeira especialistas e profissionais de diferentes países do mundo.
Especialistas e profissionais que, segundo o governante, promovem os mais recentes avanços em ciência e tecnologia em diversos laboratórios de medição, ensaios e analíticos e compartilham ideias e conhecimento sobre 'Novos desafios e oportunidades em rastreabilidade', 'Medição associada a ensaios, inspeção e certificação' e 'Novas perspectivas em Medições em Química'.
A circunstância de o Funchal acolher esta conferência este ano, após o grande sucesso da edição passada, que decorreu, em 2022, na Croácia, é para nós motivo de enorme satisfação". Pedro Fino
E acrescentou: "Esperamos que possam desfrutar da nossa hospitalidade e experienciar o que de melhor a nossa Região tem para oferecer, para além destas sessões de trabalho, neste que foi considerado o Melhor Destino Insular da Europa, pela 9.ª vez consecutiva este ano, nos World Travel Awards".
Pedro Fino disse ainda que a Região, "devido à sua proximidade com os continentes africano e americano, e pelo facto de prolongarem a Europa e o país no Atlântico, têm um valor, em termos geopolíticos, que nunca é demais enfatizar".
"Por outro lado, a natureza arquipelágica dos Açores e da Madeira acrescenta ao país uma Zona Económica Exclusiva cuja dimensão e valor têm de ser sempre devidamente considerados no desenho futuro de políticas públicas nacionais e comunitárias, no quadro alargado de uma efetiva política de coesão", sustentou.
Esta condição, conforme fez questão de frisar, "também faz da nossa Região um local de eleição para atrair investimento nas mais diversas áreas de investigação e conhecimento tecnológico e científico, como por exemplo, nas áreas do Mar, no aproveitamento dos nossos recursos naturais endógenos, não só para consumo, mas também como fonte renovável na produção de energia eléctrica e nas novas tecnologias".
Todas estas áreas são determinantes para garantir a sustentabilidade futura da nossa Região e minimizar o impacto das alterações climáticas. Todas estas áreas precisam de uma componente laboratorial de excelência de modo a acompanhar e apoiar todo o desenvolvimento de projetos de investigação". Pedro Fino
O secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas reforçou ainda que "esta conferência é mais um evento marcante, que pretende continuar a promover a disseminação do conhecimento tecnológico e científico a nível internacional, facilitando o acesso a informação actual aos laboratórios e à indústria".