Madeirenses distinguidos na Austrália
Foi no clube português em Perth, na Austrália, que aconteceu sexta a gala anual “Western Austrália Portuguese Citizen of the Year 2023” que pretende homenagear emigrantes portugueses em diversas áreas pelo seu trabalho e dedicação na qual foram reconhecidos dois emigrantes madeirenses.
Os emigrantes madeirenses reconhecidos pelo trabalho realizado em prol da comunidade portuguesa na Austrália foram Celedónio de Abreu e Carlos Correia, ambos naturais da freguesia da Madalena do Mar.
O reconhecimento de Celedónio de Abreu e Carlos Correia deve-se ao trabalho desenvolvido através da rádio de divulgação de várias temáticas sobre a realidade da comunidade portuguesa.Para além deste dois madeirenses, Daniel Silva, de 15 anos, foi reconhecido pelo prémio desporto.
Já dois emigrantes portugueses naturais do Algarve venceram o prémio negócios, na categoria Arte e cultura venceu Rosinha Seara, na categoria jovem a voleibolista Tyren Alivia e na área profissional Ana de Oliveira natural de Lisboa .
O Cônsul Honorário de Portugal em Perth e mentor do evento, o madeirense John da Silva explicou ao DIÁRIO que este evento foi criado há seis anos e permite distinguir portugueses que se notabilizam entre a comunidade.
Cabe aos cidadãos australianos elegerem os vencedores uma opção “para haja a maior imparcialidade na nomeação dos vencedores de cada ano.
John da Silva explicou ainda que o objectivo deste evento é “reconhecer o mérito e sucesso dos portugueses que residem neste país, pois, nesta localidade vivem cerca de oito mil portugueses.
“Acho que é muito importante para a comunidade portuguesa sentir o reconhecimento de muitos dos seus filhos que têm se destacado em diversas áreas. É importante trabalharmos em comunidade e tudo juntos e isso é fantástico,” frisou o Cônsul Honorário de Portugal em Perth.
“A maioria da comunidade portuguesa nesta localidade são originários da ilha da Madeira, por exemplo das freguesias da Madalena do Mar ou do Paul do Mar. Eu nasci na freguesia do São Pedro no Funchal, mas a minha mãe é da Madalena do Mar e o meu pai da Calheta,” explicou o responsável que organiza e apoia o cartaz que contou com a presença de diversas entidades do governo da Austrália, e contou com a presença do Embaixador de Portugal na Austrália, António Moniz e o Cônsul do Brasil em Perth.
O madeirense John da Silva emigrou para a Austrália em 1969 e tem apoiado a comunidade portuguesa em diversas iniciativas e criou este evento do “Western Austrália Portuguese Citizen of the Year 2023” e este ano trouxe um grupo de fados de portugal para iniciativa onde participaram mais de duas centenas de pessoas.