Madeira

Militares da Madeira na Força Nacional destacada na Roménia

Unidade de escalão pelotão da Zona Militar da Madeira segue amanhã para Viseu

None
Foto DR

A Zona Militar da Madeira irá contribuir para a 3FND/ROU com uma unidade de escalão pelotão (cerca de 30 militares).

Os militares do RG3 iniciaram recentemente a primeira fase do seu aprontamento na Madeira.  

Esta terça-feira, 10 de janeiro, irão para o Regimento de Infantaria 14, em Viseu, onde com a restante força vão iniciar a segunda fase do aprontamento, com treino orientado para a missão, culminando com um exercício final de aprontamento com o intuito de avaliação de prontidão, informou a Zona Militar da Madeira, através de nota de imprensa.

Após a sua projeção para a Roménia, prevista para Abril, esta força irá passar por um período de capacitação operacional, permitindo assim a sua participação em acções de treino em contexto multinacional.

Aliado às tarefas padronizadas de manutenção e operacionalização dos meios para esta fase da missão, os militares portugueses irão desenvolver uma série de treinos fundamentais num ambiente multinacional exigente, tal como o aperfeiçoamento da técnica individual, procedimentos de planeamento de treino operacional com a finalidade de garantir a prontidão e competência técnico-tática e potenciar a interoperabilidade e capacidade de resposta das diferentes forças presentes no terreno.

No final de 2022, o Conselho Superior de Defesa Nacional deu parecer favorável à continuação da participação de Portugal nas forças nacionais destacadas na Roménia.

A 3ª Força Nacional Destacada (3FND/ROU) que irá participar na referida missão, num total de mais de duas centenas de militares, será composta por elementos provenientes de várias Unidades do Exército, contando igualmente com militares da Marinha​ e da Força Aérea e tem por objetivo reforçar a postura de dissuasão e defesa do território da Aliança.

Para cumprir este desiderato, o Exército garante a prontidão e o emprego da componente terrestre das Forças Armadas, através da geração, preparação, aprontamento e sustentação das suas Forças.