Jogo entre leões centra atenções esta tarde
Tome nota da agenda deste domingo, 8 de Janeiro de 2023
O Marítimo da Madeira SAD recebe hoje o Sporting Clube de Portugal, num jogo marcado pela já longa agonia dos leões madeirenses, penúltimos da tabela classificativa, contra os leões de Lisboa a atravessar o melhor momento da época.
Na Liga Portugal Bwin, o Marítimo ainda não conseguiu vencer em casa esta época, amealhando apenas 7 pontos nas 14 jornadas decorridas e, ainda que tenha vencido fora de casa na jornada 11 e empatado os últimos dois jogos em casa, acumula derrotas e um saldo de 9 golos marcados e 28 sofridos. Ou seja, o saldo desta época é demasiado confrangedor, sendo certo que já vai no seu terceiro treinador.
Já o Sporting ganhou seis dos últimos 7 jogos, no qual sofreu apenas um golo e nas redes leoninas não entram bolas há cinco jogos consecutivos. Nas sete vitórias seguidas, apenas 3 foram para a Liga, mas o saldo é francamente animador, com 26 golos marcados.
Na antevisão à partida, o novo técnico dos 'leões da Almirante Reis', José Gomes, lembrou que a situação já era delicada antes de chegar e garante que não vai alterar o seu modelo de jogo frente aos leões de Alvalade.
José Gomes, que no primeiro jogo aos comandos do Marítimo, sacou um empate nas vésperas do Natal, tem hoje a estreia no Estádio do Marítimo. Por isso, deixou também bem claro quais os ingredientes necessários para vencer o Sporting.
Já Rúben Amorim falou ontem ainda em Alcochete, tendo o treinador do Sporting a referir que quer naturalmente vencer o Marítimo para, depois, pensar no próximo desafio que será frente ao líder Benfica.
Analisando os últimos sete encontros, nos Barreiros, entre Marítimo e Sporting, o conjunto orientado por Rúben Amorim apenas venceu por uma vez, por 2-0, na temporada 2020/2021, quando conquistou o seu último campeonato nacional.
Já José Gomes nunca ganhou ao Sporting, tendo perdido os três jogos realizados contra o adversário desta tarde. No caso do Marítimo, na Liga Portugal Bwin, o Marítimo venceu o Sporting pela última vez em 2017/2018, por 2-1, embora a última vitória do Marítimo sobre o Sporting tenha sido precisamente na já referida época 2020/21: 2-0 em casa, mas para a Taça de Portugal.
De acordo com as estatísticas do site zerozero, nos 11 últimos jogos entre as duas equipas, o Marítimo só ganhou um, enquanto que o Sporting não perde frente ao Marítimo há cinco jogos (quatro vitórias e um empate).
As duas equipas já se defrontaram por 106 vezes, com o Sporting a apresentar clara vantagem: soma 73 vitórias, contra 17 triunfos da equipa madeirense. Mesmo no Estádio do Marítimo, o Sporting apresenta vantagem nos duelos frente ao Marítimo com 29 vitórias em 50 jogos. A equipa da casa soma 12 triunfos. Só na Liga Portugal Bwin realizaram-se 84 jogos entre as duas equipas, com 14 vitórias do Marítimo, 14 empates e 56 triunfos do Sporting.
É com estas estatísticas e com o actual cenário, mais dramático para o Marítimo que luta pela sua sobrevivência, que as duas equipas entram em campo às 18 horas. Pode acompanhar o relato aqui na antena da TSF-Madeira.
Acontecimentos que marcam a agenda regional de hoje
Às 11h00 haverá Mega Bolo-Rei em Câmara de Lobos, que será partilhado com a população, num evento que conta com a presença do presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque.
Na Praça da Autonomia a 7.ª edição da iniciativa, organizada pela autarquia liderada por Pedro Coelho, espera forte participação popular após interregno de dois anos devido à pandemia.
Também às 11h00, a CDU irá promover uma iniciativa política para abordar a ocupação indevida do litoral junto ao empreendimento 'Portinho Bay Apartment', na Estrada do Portinho, em Santa Cruz.
Pelas 15h00, o salão paroquial de Santana receberá o XIV Encontro de Romarias de Natal.
De volta ao desporto, pelas 15h00, a AD Machico joga em Aveiro com o Beira-Mar, em jogo a contar para o Campeonato de Portugal. Os madeirenses têm 11 pontos e ocupam a 11.ª posição, enquanto que os aveirenses têm 17 pontos, ocupando a 6.ª posição.
O jogo terá lugar no imponente Estádio Municipal de Aveiro, um dos estádios construídos para o Euro2004.
Se é adepto da Associação Desportiva de Machico pode acompanhar o relato na Rádio TerraNova 105 FM.
No basquetebol, igualmente às 15h00, o CAB Madeira defronta a Oliveirense a contar para a da Liga masculina.
O jogo decorrerá no Pavilhão do CAB e o clube madeirense conta com o apoio dos seus adeptos.
Na mesma modalidade, mas nos femininos, o CAB Madeira vai a Albufeira defrontar o Imortal, num jogo marcado para esta manhã, às 11h30.
Principais acontecimentos registados num dia como este, mas num passado.
Em 1642, morre o astrónomo e cientista italiano Galileo Galilei. Tinha 77 anos. Há 381 anos é um dos mais distintos do seu tempo aos dias de hoje. é referenciado como "pai da astronomia observacional", "pai da física moderna", "pai do método científico" e "pai da ciência moderna".
Em 1902, Morre, aos 46 anos, Joaquim Augusto Mouzinho de Albuquerque.
Em 1918, o presidente dos Estados Unidos Woodrow Wilson apresenta as 14 medidas fundamentais para a paz mundial, entre os quais a criação da Sociedade das Nações, que viria a resultar, após a II Guerra Mundial, na Organização das Nações Unidas.
Em 1926, Ibn Saud ascende ao trono de Hejas e muda o nome do território para Arábia Saudita, país hoje onde vive um ilustre madeirense, quiçá o mais conhecido, o o futebolista Cristiano Ronaldo.
Em 1935, nasce o cantor norte-americano Elvis Presley, em Tupelo no Mississipi, comummente conhecido como o 'Rei do Rock.
Em 1941, morre o general inglês Robert Baden-Powell, fundador do Escutismo. Tinha 83 anos.
Fundador do Escutismo
Em 22 de Fevereiro de 1857 nasceu em Londres, Robert Stephenson Smith Baden-Powell, que mais tarde seria famoso como fundador do Escutismo. Sendo o quinto de sete irmãos, filho do Rev. Prof. Baden-Powell e Henriqueta Graça Smyth, Robert teve na companhia dos irmãos mais velhos u...
Em 1959, Fidel Castro, líder da revolução cubana, entra vitorioso em Havana, e Charles de Gaulle é proclamado Presidente da V República Francesa.
Em 1969, estreia, na RTP, o programa Conversas em Família, da responsabilidade de Marcello Caetano.
Em 1974, as forças do Vietname do Norte tomam a capital do Cambodja, Phnom Penh.
Em 1978, Richard Turner, destacado oposicionista do apartheid na África do Sul, é morto a tiro.
Em 1980, durante a Guerra Fria, os EUA expulsam 17 diplomatas soviéticos por acusação de expionagem.
Em 1983, o PS termina a reunião da Comissão Nacional, com a reivindicação de eleições gerais antecipadas e um programa fiel à social-democracia, deixando o "marxismo na gaveta".
Em 1989, a URSS anuncia a destruição das armas químicas. O que sabemos, hoje, que não foi bem assim.
Em 1991, a escalada para a Guerra do Golfo, com o Presidente norte-americano, George Bush, a pedir aos aliados para não aceitarem compromissos com o Iraque.
Em 1996, morre, aos 79 anos, o antigo Presidente francês François Mitterrand.
Em 2002, morre, com 85 anos, o académico russo Aleksandr Prokhorov, Prémio Nobel da Física em 1964 e um dos precursores da tecnologia laser.
Em 2004, quatrocentos técnicos da equipa norte-americana especializada em busca de armas de destruição maciça abandonam o Iraque, sem que alguma arma proibida tenha sido descoberta.
Em 2008, o Governo português decide ratificar o Tratado de Lisboa da União Europeia por via parlamentar, afastando a opção de um referendo ao documento.
Em 2009, o Governo altera o regulamento do recenseamento militar, que deixa de ser feito de forma presencial, mas que passa a estender ao sexo feminino a obrigatoriedade de presença no Dia da Defesa Nacional a partir de 2010.
Militares do sexo feminino no Exército Português - Os últimos 20 anos
O presente artigo teve como finalidade dará conhecer os últimos vinte anos da presença das mulheres no Exército, abordando a evolução dos efetivos e os postos alcançados até à data. Ao dar a conhecer a evolução dos efetivos femininos do Exército, nos últimos vinte anos, não podia deixar de abordar o ingresso, em 1992, das primeiras cadetes na Academia Militar e das primeiras alunas na Escola de Sargentos do Exército, a evolução do número de cadetes e alunas e o seu ingresso no Quadro Permanente.Com estes vinte anos sucedeu-se mais um marco na vida militar que foi a integração das militares femininas nas missões internacionais, onde são realçados os anos compreendidos entre 2009-2012.Mas o Exército, com esta integração, acabou por ter mais uma participação positiva no que concerne à implementação da Resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas 1325, onde já está a apresentar alguns resultados, bem como a sua envolvência com a temática do género, demonstra que o Exército está a fazer uma integração natural das mulheres na sua organização.
Em 2011, morre, aos 88 anos, o cantor francês John William, intérprete do "Tema de Lara", do filme "Doutor Jivago", de David Lean (1965).
Em 2012, morre, aos 81 anos, o comandante José Vaz Pinto, fundador dos Bancos Alimentares.
Em 2015, no dia seguinte ao ataque ao semanário Charlie Hebdo, um polícia é assassinado nos arredores de Paris num tiroteio que os investigadores relacionaram com o ataque ao jornal. No mesmo dia, um homem armado faz reféns num supermercado judaico e quatro deles são mortos.
Também Andraé Crouch, lendário cantor e compositor "gospel" norte-americano, morre aos 72 anos.
Em 2017, morre, com 91 anos, Nicolai Gedda, tenor sueco que se manteve ativo na cena lírica internacional durante mais de meio século.
Em 2019, a ANA - Aeroportos de Portugal e o Estado assinam um acordo para a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa, que prevê um investimento de 1,15 mil milhões de euros até 2028.
Em 2020, um Boeing 737 da companhia aérea Ukrainian International Airlines que descolava de Teerão com destino a Kiev, despenha-se dois minutos após a descolagem nos arredores da capital iraniana. Morreram as 176 pessoas a bordo. O Irão negou durante vários dias a responsabilidade pelo acidente, mas acabou por admitir que o acidente foi causado por um míssil iraniano.
Em 2021, o Twitter suspende de forma permanente a conta do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, citando os riscos de "novo incitamento" à violência, dois dias depois de os seus apoiantes terem invadido o Capitólio.
O seu último twitt foi a anunciar que não iria à cerimónia de posse do novo presidente, Entretanto o novo dono do Twitter desbloqueou a página, mas Trump nunca mais voltou. Até à data...
Em 2022, morre, com 77 anos, Michael Lang, empresário musical norte-americano, um dos criadores do histórico festival de música Woodstock, em 1969.
Morreu Michael Lang, o criador do mítico festival Woodstock
O organizador daquele que será, provavelmente, o mais emblemático festival de música de todos os tempos faleceu este sábado
Saiba ainda que a este oitavo dia do ano há ainda que somar 357 dias para o termo de 2023.
Como pensamento do dia nada melhor que a deste romancista inglês, de origem polaca.
"A vaidade prega partidas terríveis à nossa memória" Joseph Conrad (1857 - 1924)