Madeira

Eduardo Jesus convida a população a explorar o espólio fotográfico da Região

Catálogo ‘Imagens e Memória do Concelho de Câmara de Lobos’ foi apresentado na tarde desta sexta-feira

None

São milhões as fotografias que podem ser conhecidas no Arquivo e Biblioteca da Madeira, que o secretário regional de Turismo e Cultura desafia a conhecer. Eduardo Jesus falava na apresentação, esta sexta-feira, do catálogo bilingue intitulado ‘Imagens e Memória do Concelho de Câmara de Lobos / Pictures and Memory of the Municipality of Câmara de Lobos’.

A Madeira tem um património de mais de três milhões de positivos e negativos, resultado do trabalho de muitos fotógrafos, profissionais e amadores. Dada a confiança que tem existido por parte dos herdeiros, muito deste espólio tem convergido para o Arquivo e Biblioteca da Madeira. Sobre nós cabe a importante tarefa de divulgar este património. É importante que essa divulgação seja feita com critério, e o que está a ser seguido são as várias colecções que estão a ser publicada pelo ABM, onde se inclui esta que tem a ver com os concelhos. Eduardo Jesus, SR de Turismo e Cultura

O governante com a pasta da Cultura comprometeu-se em dar sequência a este tipo de publicação, “cumprindo o propósito de colocar à disposição da população toda esta informação, devidamente catalogada, que possa permitir às pessoas o conhecimento e as convide a uma investigação mais profunda, que está ao alcance de uma visita ao ABM.”

O ‘Imagens e Memória do Concelho de Câmara de Lobos’ é o terceiro catálogo publicado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, alusivo a exposições feitas no passado. “Temos mais para publicar”, exalta Eduardo Jesus.

O catálogo, o número três da colecção ‘Imagens e Memórias dos Concelhos da Madeira’, foi editado por intermédio da acção editorial do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira, com o apoio, a título de mecenato, do Grupo Pestana. Paulo Prada, administrador do Pestana Hotel Group, afirma ter sido “com muito gosto” que o grupo decidiu apoiar a edição de “uma obra notável”

Está aqui uma obra notável, com testemunhos do património edificado, de cenas do dia-a-dia, de determinados momentos do concelho. Este livro é agora património da Região, pelo que merece este nosso apoio. Na lógica da responsabilidade social e cultural, tentamos, na medida do possível, retribuir à comunidade tudo aquilo que dela recebemos. Paulo Prada, administrador do Pestana Hotel Group

A apresentação decorreu pelas 17 horas desta sexta-feira, no Pestana Churchill Bay. A obra dá à estampa as imagens patentes na exposição alusiva ao concelho de Câmara de Lobos, realizada pela DRABM em Maio de 2019, na Casa da Cultura de Câmara de Lobos. São dados a conhecer antigos registos iconográficos deste concelho, captados desde o século XIX até à década de 1970, incluindo imagens do património edificado e da paisagem rural, além de apontamentos do quotidiano de outros tempos.

Todas as imagens são provenientes da Coleção Fotográfica (COLFOT) do Arquivo e Biblioteca da Madeira (ABM), do acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s (MFM-AV) e de coleções particulares.