Madeira

Protecção Civil vai dar formação aos trabalhadores dos hotéis Vila Baleira Porto Santo

Protocolo de cooperação com o grupo hoteleiro a implementação de um Programa Local de Desfibrilação Automática Externa

None

O Serviço Regional de Protecção Civil e o Grupo Hoteleiro Vila Baleira Porto Santo, S.A. assinaram, na segunda-feira, dia 3 de Janeiro, uma declaração de cooperação institucional, anunciou hoje a tutela em comunicado de imprensa.

Este protocolo visa a implementação, Serviço Regional de Protecção Civil, de um Programa Local de Desfibrilação Automática Externa, nos hotéis daquele Grupo hoteleiro, tendo como contrapartida a abonação da alimentação aos elementos afectos à Equipa Médica de Intervenção Rápida (EMIR) que prestam serviço permanente de emergência pré-hospitalar na ilha do Porto Santo, até o dia 31 de Dezembro de 2023.

Este programa de Desfibrilação Automática Externa (DAE) inclui formação diferenciada aos colaboradores do grupo hoteleiro em Suporte Básico de Vida com DAE.

O Governo Regional, através do Serviço Regional de Protecção Civil garante, pela primeira vez, a EMIR em regime de permanência fixa durante todo o ano, no Porto Santo, desde o dia 2 de Janeiro de 2023.

"Nos anos anteriores a presença da EMIR no Porto Santo tem se revelado ser um enorme sucesso, num tempo máximo de 5 meses, essencialmente durante os períodos de Verão, nos períodos da Páscoa e das Festas de São João e durante o período de inoperacionalidade do navio Lobo Marinho, com a colaboração dos diversos agentes de proteção civil", salienta a tutela na nota remetida às redacções.

Desde o início do ano de 2023, a EMIR é uma realidade no Porto Santo e tem já a planificação da distribuição das equipas asseguradas até ao dia 31 de Dezembro de 2023, sem interrupções.

A presença da EMIR no Porto Santo representa um investimento do Governo Regional na ordem valor estimado de 520 mil euros.

Esta operação na 'ilha dourada' conta igualmente com o apoio das entidades locais e com o apoio da unidade hoteleira Vila Baleira.