Desporto

Cabo Verde quer nomear 'Estádio Pelé' ao Estádio Nacional

Fotos DR/Facebook
Fotos DR/Facebook

Cabo Verde terá sido o primeiro país a aceitar o repto lançado ontem pelo presidente da FIFA de ter em cada uma das federações de futebol do Mundo com um estádio baptizado com o nome de Pelé, denominado Rei do Futebol, falecido a 30 de Dezembro último.

Numa nota publicada na sua página de Facebokk, o primeiro-ministro daquele território insular deu conta dessa intenção e garantiu já ter dado nota disso à Federação Internacional de Futebol Associação, tendo escolhido o Estádio Nacional, localizado na capital, cidade da Praia, para esta homenagem ao futebolista brasileiro que morreu aos 82 anos de idade e cujo funeral realizou-se ontem.

"Cabo Verde e Brasil têm uma história e cultura que andam de mãos dadas, considerando que são dois países irmãos, ligados pela língua e por identidades muito similares", refere José Ulisses Correia e Silva.

"E com o desaparecimento físico de Edson Arantes de Nascimento, O Rei Pelé, nascido cidadão brasileiro, ele que cedo se transformou numa figura planetária, ícone de massas demonstrando que o Desporto tem o poder de unir o mundo, agora é nosso desejo homenagear-lhe", garantiu.

"Pelé foi e será sempre uma referência no Brasil, na nossa lusofonia e todo resto do mundo, sendo um ídolo que liga várias gerações", continuou na nota. "Como homenagem e reconhecimento a esta figura que nos engrandece a todos, manifesto a intenção de nomear o nosso estádio nacional, como 'Estádio Pelé', numa iniciativa ao qual, acredito, que vários países pelo mundo nos acompanhará".

O governante garante ainda: "Já comunicámos à FIFA a nossa intenção, por ter sido essa instituição a lançar o repto e almejamos poder concretizar brevemente este ato simbólico."