Tenente-coronel Marco Nunes à frente do Comando Territorial da Madeira
Cerimónia de tomada de posse decorre hoje no Largo da Capela de Santo António da Mouraria, junto à Assembleia Legislativa da Madeira
O novo Comandante do Comando Territorial da GNR - Guarda Nacional Republicana na Madeira, tenente-coronel Marco Paulo Pereira Nunes, tomou posse esta quarta-feira, 4 de Janeiro.
A cerimónia decorre no Largo da Capela de Santo António da Mouraria, junto à Assembleia Legislativa da Madeira e é presidida pelo Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Juiz Conselheiro Ireneu Cabral Barreto, pelo presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, e pelo Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.
Salientando a presença dos mais altos representantes da Guarda Nacional Republicana Portuguesa, o tenente-general Marco Nunes reconheceu a importância do Comando Territorial da Madeira da GNR, localizado numa das regiões ultraperiféricas da Europa.
A missão da unidade da GNR na Madeira de controlo, fiscalização e vigilância torna o comando “singular”, destaca o novo comandante, lembrando os desafios da assunção das funções do SEF que a unidade madeirense terá com a vigilância e o controlo da fronteira marítima do Espaço Schengen correspondente ao marco territorial da Região Autónoma da Madeira.
A visão para o Comando Territorial da Madeira do novo comandante é de uma unidade “cada vez mais moderna e centralizada nas pessoas”, para tal promete “transparência, competência, lealdade, cooperação e respeito”.