Rota Arqueológica da Ponta de São Lourenço em destaque no projecto U-Mar
A ACIF-CCIM participou, na semana passada, no encontro transnacional dos parceiros do Projeto U-Mar, que decorreu em Cádis
A próxima reunião está agendada para Junho, no Chipre
A ACIF-CCIM participou, na semana passada, no encontro transnacional dos parceiros do Projeto U-Mar, que decorreu em Cádis.
O objectivo era analisar o ponto de situação das actividades desenvolvidas e definir novas metas de trabalho.
Conforme explica através de uma nota de imprensa, “o projecto U-Mar, financiado no âmbito do programa Erasmus Plus, envolve a participação de diversos parceiros de Itália, Croácia, Espanha, Chipre e Portugal e tem como intuito valorizar o património cultural subaquático e promovê-lo enquanto novo produto turístico de excelência”.
A primeira etapa deste projecto, revela a mesma nota, “foi a definição dos conteúdos programáticos para o curso de e-learning que está a ser desenhado para os operadores turísticos e culturais de todas as regiões envolvidas, com o intuito de aumentar o conhecimento destes profissionais sobre a arqueologia subaquática e a importância da sua gestão e preservação, enquanto património cultural e produto turístico de excelência”.
Acrescenta que “na Madeira, a rota arqueológica subaquática da Ponta de São Lourenço, onde se encontra o navio SS Newton, um vapor britânico, que naufragou no Sec XIX, em 1881, vindo de São Salvador da Baía, carregado de café e açúcar, será alvo de um capítulo numa das unidades do curso de formação”.
Refere também que “a rota arqueológica foi alvo de um levantamento histórico completo, em 2021, no âmbito do projeto Margullar, financiando pelo Programa INTERREG Madeira 14-20, que permitiu a inventariação e a catalogação dos bens arqueológicos descobertos neste local, com registos fotográficos e de vídeo e, consequentemente, a criação de um roteiro turístico para um novo segmento de mercado”.
Recentemente esta rota arqueológica foi distinguida com uma menção honrosa no prémio ‘Adopte um Naufrágio’, pela Sociedade de Arqueologia Náutica”.
A próxima reunião está agendada para Junho, no Chipre, e servirá essencialmente para validar a conceção da plataforma tecnológica que irá ser desenvolvida pelos parceiros para suporte da ação de formação.