Madeira

Venda de Vinho Madeira atinge o valor mais alto de sempre

Mesmo descontando o impacto da inflação, a comercialização, no valor de 21 milhões de euros, é a mais alta dos últimos 20 anos

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A comercialização de vinho da Madeira, rondou os 3,1 milhões de litros no ano de 2022, o que se traduziu em receitas de primeira venda que ascenderam aos 21,0 milhões de euros, o mais alto de sempre, revela a Direcção Regional de Estatística da Madeira (DREM)de acordo com os dados do IVBAM - Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira.

Comparativamente a 2021, registaram-se quebras de 2,7% na quantidade, mas um aumento em valor de 8,4%. Com efeito, o valor de comercialização de Vinho Madeira de 2022 é o mais alto de sempre e mesmo descontando a inflação, ou seja, anulando o efeito do crescimento de preços, está-se perante um máximo desde 2002.

No ano em referência, as vendas em território nacional apresentam uma evolução positiva face a 2021, quer nas quantidades (+35,4%), quer em valor (+41,9%).

Assim, a comercialização no mercado nacional atingiu os 583,4 mil litros e rendeu um valor aproximado a 5,3 milhões de euros, dos quais 463,9 mil litros e 4,1 milhões de euros são das vendas efetuadas na Região Autónoma da Madeira.

Exportações com ligeira quebra 

As exportações para os países da União Europeia rondaram 1,5 milhões de litros, gerando uma valorização de 6,9 milhões de euros, o que representou variações homólogas de -6,7% em volume e de -1,9%, em valor.

Por sua vez, as exportações para os Países Terceiros ficaram-se pelos 933,3 mil litros, produzindo uma receita de 8,8 milhões de euros, traduzindo diminuições de 11,9% na quantidade, mas um aumento de 2,3% em valor.

Nos países da União Europeia (UE), destaque para a ligeira quebra das vendas para o mercado francês - que continua a ser o mercado mais importante no conjunto dos países da UE - com variações de -3,1% e -2,4%, na quantidade e em valor, respetivamente. A mesma tendência verificou-se em outros dois importantes mercados, na Alemanha (-13,2%; -12,0%) e na Bélgica (-25,9%; -6,7%).

No mercado extracomunitário, saliência pela positiva para o Japão (+20,8% nas quantidades e +25,2% em valor) e pela negativa para o Reino Unido (-31,6%; -15,7%). Com quebra (-15,6%) na quantidade, mas aumento no valor (+11,3%), o mercado norte-americano, continua como o mais importante, em termos de valor comercializado.

Do total comercializado, 74,2% correspondeu a vinho engarrafado, vendido em média a 8,29 euros/litro (7,25 euros/litro no ano de 2021). O restante vinho foi vendido a granel a um preço médio de 2,72 euros/litro (mais 0,04 euros/litro que em período homólogo).

Reduzindo a análise ao 4.º trimestre do ano, observa-se que a quantidade de vinho da Madeira comercializada foi de 916,4 mil litros, gerando aproximadamente 5,9 milhões de euros de receitas de primeira venda.

Comparativamente ao mesmo período de 2021, observa-se que tanto a quantidade comercializada (-15,1%), como o valor de primeira venda (-10,6%), apresentam variações homólogas negativas, prolongando a tendência já verificada no trimestre anterior.