Saúde destaca o papel do desporto na prevenção de dependências
A Direcção Regional da Saúde (DRS) realçou esta terça-feira, 3 de Janeiro, a importância da prática desportiva para a prevenção de comportamentos aditivos e das dependências, lembrando que o exercício físico permite diversão e auto-aperfeiçoamento.
O desporto pode constituir uma oportunidade de estimular o desenvolvimento e fortalecer a educação das crianças e jovens, prevenir doenças e promover a saúde, incluindo a prevenção do consumo de álcool e drogas. Assinala-se, neste campo, a importância das competências psicológicas e sociais adquiridas através do desporto, que permitem por exemplo uma melhor gestão do stress, da raiva e da frustração, o reforço da autoconfiança, a integração no grupo, o reconhecimento de limites e regras e a capacidade de tomar decisões ou fazer escolhas, considerando o resultado benéfico ou prejudicial das ações individuais.
Praticar actividades desportivas, salienta a DRS, "não só afasta os jovens de ambientes de consumo, como promove o desenvolvimento físico, mental e sociomoral".
A DRS dá dicas de como tirar mais proveito da actividade física:
- Respeito pelos praticantes, treinadores e toda a equipa de apoio à prática desportiva: preparar-se e encorajar os participantes, assim como valorizar o esforço e empenho de todos;
- Respeito pelos adversários: valorizar o “trabalho” dos adversários; evitar discussões ou qualquer tipo de violência;
- Respeito por si próprio: preparar-se física e psicologicamente para a participação e para uma prática desportiva segura e saudável para todos;
- Respeito pelo jogo: abordar o jogo de uma forma divertida e permitir que cada um tenha a sua melhor performance, respeitar as regras e o papel que cada um desempenha no jogo.