Durão Barroso encerra (11h30) Conferências do Atlântico a decorrer no Museu de Imprensa
Antigo Primeiro-Ministro e ex-presidente da Comissão Europeia é o conferencista ‘cabeça de cartaz’
Termina hoje, no Museu de Imprensa da Madeira, em Câmara de Lobos, as Conferências do Atlântico, iniciadas na tarde de ontem. Enquadradas no contexto da celebração da visita de Winston Churchill à Madeira, a meados do século passado, e no 650º aniversário da Aliança Luso-Britânica, esta manhã o ciclo de conferências encerra com duas conferências.
A primeira, já a decorrer (10h00 – 11h00) denomina-se ‘Churchill, Europa e América’, e tem como orador Orlando Simões, IEP-UCP, o como conferencista, o britânico Allen Packwood, director do Churchill Archives Centre, Churchill College, Cambridge. Complementam o painel, Joaquim Pinheiro, da UMa, Orlando Samões, IEP-UCP.
Segue-se a conferência de encerramento, (11h30 – 12h45) que tem como orador convidado, Durão Barroso, antigo Primeiro-Ministro de Portugal e ex-presidente da Comissão Europeia. O agora director do Centro de Estudos Europeus do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. (IEP-UCP) abordará o tema ‘Aliança Euro-Atlântica’. Nesta derradeira conferência participam ainda Isabel Capeloa Gil, Reitora, Universidade Católica Portuguesa e João Carlos Espada, director, IEP-UCP e Editor da revista Nova Cidadania.
Segue-se o almoço de encerramento com a Sociedade Internacional Churchill do Brasil. Na ‘ementa’ consta mensagem de Ricardo Sondermann, presidente da Sociedade Internacional Churchill do Brasil.
As Conferências do Atlântico, iniciativa conjunta da Presidência do Governo Regional da Madeira, da Câmara Municipal de Câmara de Lobos e do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa.