Madeira

Churchill “deve servir de inspiração”

Miguel Albuquerque na sessão de abertura das Conferências do Atlântico

None

Porque as Conferências do Atlântico, a decorrer hoje e amanhã no Museu de Imprensa da Madeira, em Câmara de Lobos, enquadram-se no contexto da celebração da visita de Winston Churchill à Madeira, em 1950, o presidente do Governo Regional destacou o “grande homem” que “nos momentos críticos da História teve papel crucial”. Motivo para assinalar que o antigo Primeiro Ministro britânico, mais do que “um ícone e um marco da nossa História”, “deve servir de inspiração” e deve também ser motivo de “reflexão” na actualidade.

Para Miguel Albuquerque, a incerteza que paira na actualidade deve merece preocupação e atenção dos governantes, e não a polémica em torno do “grande palco do Papa em Lisboa”, que classifica de “questões menores”.

Para o líder do executivo madeirense, “a questão na ordem do dia” é “saber se o Churchill era uma homem comum ou não”. Para Albuquerque o ilustre estadista britânico não era um homem comum. E não era porque além da “energia extraordinária”, da grande coragem que evidenciou nos “cargos políticos mais relevantes do seu tempo”, incluindo o facto de ter sido duas vezes Primeiro-Ministro, para Albuquerque “a grande vitória de Churchill foi ter alcançado a vitória sobre si próprio”.

Na intervenção que fez na abertura das Conferências do Atlântico, Albuquerque relembrou ainda alguns episódios e feitos de Wiston Churchill, e não deixou de criticar os “inúmeros detractores de Winston Churchill”, que “vão sofrendo imenso” pela “inveja”.

As Conferências do Atlântico são mais um momento de reflexão, com a particularidade de partir de um episódio histórico da nossa Região e de Câmara de Lobos em particular, para uma reflexão de aspectos de importância global assentes nos valores subjacentes à Aliança Luso Britânica, a paz, amizade e cooperação entre povos, no sentido da prossecução do compromisso de liberdade e justiça inerentes à sociedade ocidental.

Decorre agora a primeira conferência (16h00 - 17h00) alusiva às duas visitas de Winston Churchill à Madeira. Participam nesta conferência o anfitrião Leonel Silva, vice-presidente da Câmara Municipal, Mónica Dias, vice-directora, IEP-UCP, e orador James W. Muller, presidente, Conselheiros Académicos da Sociedade Churchill Internacional, Universidade do Alasca, Anchorage.