Madeira

Governo Regional aposta em estudo de caracterização do capital humano da REDE

None

O Governo Regional, através da Direcção Regional para as Políticas Públicas Integradas e Longevidade (DRPPIL), vai promover a realização de um estudo de caracterização do capital humano da Rede de Cuidados Continuados Integrados da RAM (REDE).

O estudo revela-se fundamental, tendo em linha de conta que nas 7 Unidades de Internamento de Cuidados de Longa Duração e Manutenção, com um total de 399 camas contratualizadas, são prestadas, diariamente, 1.376 horas de cuidados assistenciais e cerca de 9.629 horas semanais de cuidados pelos diferentes grupos profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas. As unidades de internamento já geraram 197 postos de trabalho, relacionados com actividades de assistência direta e indireta não especializada, e, ainda, mais 110 postos de trabalho de nível especializado. Secretaria Regional da Saúde e Protecção Civil.

A realização deste estudo vai permitir "identificar e quantificar as necessidades formativas dos profissionais da REDE, bem como apoiar a elaboração de um referencial de formação, no sentido da sua capacitação em cuidados continuados integrados, de menor e maior complexidade", explica a nota enviada pela Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil.

A diferenciação e especialização dos profissionais que exercem a sua actividade nas Unidades e Equipas de Cuidados Continuados Integrados da RAM são o garante da qualidade dos cuidados que nelas são prestados. Este estudo ainda vai permitir identificar e quantificar as necessidades formativas dos profissionais da REDE, bem como apoiar a elaboração de um referencial de formação, no sentido da sua capacitação em cuidados continuados integrados, de menor e maior complexidade. Secretaria Regional da Saúde e Protecção Civil.

Na REDE, o capital humano acomoda o "conjunto de conhecimento, habilidades e atitudes que favorecem uma adequada prestação dos serviços definidos e o cumprimento de todas as actividades estabelecidas, de modo efetivo, tendo sempre por objetivo a segurança e a manutenção funcional do doente".

Assim, a Secretária Regional da Saúde e Protecção Civil, pretende alcançar "a maior congruência entre competências, conhecimentos e habilidades e os diferentes níveis de cuidados que são prestados".

É neste enquadramento que o estudo de caracterização do Capital Humano se insere, equivalendo a uma etapa diagnóstica, para que se possa prosseguir com a revisão dos perfis profissionais afectos às Unidades de Cuidados Continuados Integrados e com a definição de critérios de afectação de Recursos Humanos à REDE que melhor sirvam os objectivos assistenciais deste sistema de cuidados, conforme previsto na Estratégia de Cuidados Continuados Integrados da RAM 2021-2026. Secretaria Regional da Saúde e Protecção Civil.

O estudo será apoiado como parte do projecto PRR 21-26 - Expansão, Desenvolvimento e Melhoria da Rede de Cuidados Continuados Integrados da RAM e está em curso com o "procedimento contratual de aquisição de serviços de desenvolvimento do Estudo".