Obra de Guilhermina da Luz divulgado na Galeria Espaçomar
A Galeria Espaçomar, da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no Funchal, inaugura na próxima segunda-feira, dia 30 de Janeiro, às 12:30, a exposição "ao sol da manhã. As mãos – reencontro com a obra de Guilhermina da Luz".
A galeria recebe e divulga obra de Guilhermina da Luz (Ponta do Sol, 1947-Funchal, 15 de fevereiro de 2019), artista ímpar, no contexto das artes plásticas da Madeira, cujo vasto e diverso espólio artístico encontra-se em depósito no Mudas.Museu de Arte Contemporânea da Madeira.
Durante mais de quarenta anos de atividade artística trabalhou e expôs regularmente escultura, pintura, instalação, projetos site specific, serigrafia artística e outras dinâmicas experimentais; realizou diversas pinturas murais (em escolas, no Aeroporto internacional da Madeira/Cristino Ronaldo e no Pavilhão dos Trabalhadores do Funchal, entre outros); escreveu e publicou livros de poesia e contos. Viveu mais de duas décadas em Luanda (Angola), período que marcou toda a sua obra. Regressou ao Funchal depois do 25 de abril de 1974.
Ao acolher a exposição ao sol da manhã. As mãos, a Galeria proporciona um reencontro intimista com a obra da artista pertencente a diversos colecionadores particulares, ao Mudas.Museu de Arte Contemporânea da Madeira, a amigos, colegas de trabalho e ex-alunos.