“O 25 de Abril precisa de ser apoiado e mantido”
Grupo de cidadãos cria comissão paras as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril
“O 25 de Abril precisa de ser apoiado e mantido.” A certeza é de um grupo de cidadãos, que na Madeira, criou uma comissão para as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e foi dita por Bernardo Martins, que a integra.
A apresentação oficial da comissão aconteceu, hoje, no Largo do Município, no Funchal. Um local escolhido por ter sido lá onde, efectivamente, se deu o 25 de Abril na Madeira. Não na data referida, mas uns dias depois. Foi com a manifestação do 1º de Maio de 1974.
Na varanda da Câmara Muncipal do Funchal foram feitos os discursos. As memórias, de quem lá esteve naquele dia, como Henrique Sampaio, que também integra a Comissão, e as imagens publicadas pelo DIÁRIO, mostram uma praça a abarrotar.
O referido porta-voz da Comissão explicou que o movimento produziu um Manifesto com as ideias centrais do grupo, ligadas ao 25 de Abril. Representa a ruptura com o passado, com a ditadura e com a guerra colonial, mas também abriu portas à liberdade, à democracia e, no caso da Madeira, à autonomia.
Aliás, realçou Bernardo Martins, para a Madeira, além desse “bem fundamental”, que foi a autonomia, o 25 de Abril possibilitou a extinção da colonia e a criação das juntas de freguesia.
O conjunto de iniciativas a desenvolver, muitas de natureza cultural, como referiu a professora Teresa Nacimento, pretende evocar a história de revolução, reflectir sobre o percurso dos 50 anos pós-Abril e defender ideais de Abril, como a liberdade, a democracia e a autonomia.
O grupo tem um conjunto de pessoas com pensamento político, credos religiosos e opções culturais diversas, mas está unido pelo espírito democrático. Todos os madeirenses, que se identifiquem com o movimento podem subscrecer o manifesto e, assim, integrar o grupo.
Bernardo Martins, em nome da comissão, deixou um apelo às mais variadas instituições regionais para que comemorem os 50 anos de Abril. Nomeou a Assembleia Legislativa da Madeira, Governo Regional, Câmaras Municipais, sindicatos partidos políticos, associações culturais.
Integram a comissão: Isabel Baptista – juiz, Jaime Pestana – juiz; Ana Salgueiro – investigadora; Teresa Nascimento – professora; Bernardo Martins – ex-autarca; Henrique Sampaio – reformado e ex-deputado; Agostinho Barros – estudante; Manuel Gonçalves (Neto) – professor e ex-autarca; Nicolau Fernandez – jornalista; José Luís Rodrigues – padre; Luísa Paixão – professora; Francisco Oliveira – professor; Manuel Esteves - professor; Cristina Trindade – historiadora; José Baptista Alves - Associação Conquista da Revolução; Nuno Santa Clara – militar; Valentina Ferreira – escritora.
Quem desejar ler e/ou aderir ao grupo de cidadãos paras as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril pode fazê-lo na plataforma das petições públicas.
Manifesto pela evocação na Madeira do 50.º aniversário do
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Lançada ontem à noite, neste momento, conta com 23 assinaturas.