EB1/PE das Figueirinhas inicia projecto Erasmus+ de educação ambiental
Docentes já se deslocaram a Malta para colocar em marcha o projecto
A EB1/PE das Figueirinhas decidiu construir, em parceria com outras 6 instituições, um projecto Erasmus+, que tem como objectivo sensibilizar a comunidade para a poluição ambiental e para as mudanças climáticas.
A medição da poluição do solo, da água e do ar com recurso a aplicações STEAM e a kits experimentais são algumas das actividades programas no âmbito deste projecto. Nesta tarefa, o Centro Siciliano di Fisica Nucleare e di Struttura della Materia, através da professora Alessia Tricomi (Professora Titular de Física Experimental na Universidade de Catania) desempenhará um papel fundamental na planificação e estruturação dos kits ambientais. "Com isto pretendem fomentar o aumento da consciência acerca da reciclagem e da gestão de resíduos, utilizando formas e métodos científicos na resolução de problemas", refere nota do referido estabelecimento de ensino.
Além desta escola madeirense, fazem parte deste projecto a Alemanha, Malta, Estonia, Itália e Turquia e nas Figueirinhas é coordenado pela docente Vanda Franco.
Entre os dias 16 e 18 de Janeiro, a coordenadora e a docente Stephanie de Melo deslocaram-se a Malta, para participarem na primeira reunião transnacional, que abordou aspectos técnicos e práticos a ter em consideração no planeamento dos kits ambientais (ex. idade dos alunos a que se destinam) bem como procederam à selecção do logo representativo do projecto, cujo vencedor foi o da Alemanha.