Exposição de fotografia revela 'Identidades Atlânticas'
Mostra organizada pelos Cabildos de Gran Canaria e Lanzarote inaugurada na terça-feira, 24 de Janeiro, no Centro Cultural John dos Passos
Esta terça-feira, pelas 17 horas, será inaugurada no Centro Cultural John dos Passos, a mostra 'Identidades atlânticas: a perspectiva patrimonial'. Trata-se de uma exposição organizada pelo Cabildo de Gran Canaria e pelo Cabildo de Lanzarote que, em colaboração com a Secretaria Regional de Turismo e Cultura e o Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, ficará patente ao público na sala de exposições do Centro Cultural John dos Passos, até 24 de Fevereiro. O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, marca presença no evento.
Sobre a Fotografia e esta exposição
A fotografia disseminou-se pelo planeta no século XIX acompanhando a primeira globalização realizada pelas potências europeias. Rapidamente chegou às ilhas e arquipélagos do Atlântico, pois eram os pontos de apoio dessa expansão.
Os fotógrafos europeus e insulares contribuíram para a criação de uma iconografia identitária dos arquipélagos, criando uma imagem das ilhas acomodada à visão europeia das mesmas, no entanto nem sempre essa visão externa correspondia à realidade da vida insular.
Outros fotógrafos fixaram a atenção das suas lentes aos aspectos da vida social e cultural das ilhas que escapavam ao olhar externo, um tanto estereotipado.
Nesta exposição são então comparados e colocados em diálogo estes dois pontos de vista sobre os arquipélagos: a perspectiva patrimonial onde mostramos o importante papel da fotografia na criação da iconografia colonial nas Ilhas Canárias e o olhar de Javier Reyes, pelo qual poderemos assistir a uma extraordinária revisão da vida social e cultural do norte da ilha de Lanzarote, que nos mostra a realidade insular destacada da visão de fora.