O Espírito Natalício e de Ano Novo dos Horários do Funchal
Começo por informar que sou tetraplégico há quase cinco anos e este ano é o segundo ano que recorro, esporadicamente, aos serviços especiais para pessoas com mobilidade reduzida em carrinhas da empresa Horários do Funchal (HF), para me deslocar na minha cadeira de rodas eléctrica e sempre acompanhado a alguns sítios da cidade do Funchal, como por exemplo para ir votar ou ir ao dentista. Não posso aqui deixar de assinalar a simpatia e qualidade do serviço prestado, por todos os motoristas com os quais me cruzei na utilização deste serviço de excelência, no dia a dia.
Este ano em Janeiro, quando telefonei para os HF para marcar a minha deslocação para votar, foi me dito que não o podia fazer pois o meu cartão tinha caducado no dia 31 de Dezembro de 2021. Depois de explicar que não tinha reparado que o cartão não tinha a duração de um ano desde a sua emissão, mas apenas até ao último dia do ano, independentemente da data da sua emissão, e depois de consultada a administração, foi-me aberta uma excepção especial para ir votar, na condição de entregar o necessário atestado médico e respectiva fotografia, para a renovação do meu cartão dos HF nos próximos dias, o que foi feito.
Atendendo o que se tinha passado no início do ano e com o objectivo de renovar o cartão dentro do prazo, contactei o meu Centro de Saúde (CS) no início de Dezembro, para obter o necessário atestado médico, passado pela minha médica de família. Foi-me informado que a minha médica estava de férias e que só estaria ao serviço no dia 22 do presente mês, dia em que enviei um e-mail para o CS, para a minha médica, solicitando o atestado médico para os devidos efeitos.
Hoje de manhã, dia 29 de Dezembro de 2022, liguei para os HF para marcar uma deslocação para um almoço de família no Funchal, no próximo dia 1 de Janeiro de 2023, ao que me foi dito que não era possível, pois o meu cartão estaria caducado. Expliquei que estava à espera de receber o atestado médico e que o poderia entregar na próxima terça-feira dia 3 de Janeiro 2023, dia em que a minha médica se comprometeu em me entregar, uma vez que, só viu o meu e-mail ontem e não teve tempo de o passar, pois esteve ontem o dia todo na consulta aberta e agora só estará ao serviço na próxima terça-feira.
Atendendo aos factos, solicitei à funcionária dos HF que contactei telefonicamente, que contactasse a sua chefia e explicasse a situação a fim de ultrapassar esta situação, que tentei evitar sem sucesso. Passados alguns minutos, recebi um telefonema dos HF a informar que, ou entregava o pedido de renovação do cartão com os respectivos documentos necessários, ou não teria direito ao serviço de transporte a partir deste Sábado, dia 31. Mais me informaram que: “A empresa Horários do Funchal não abre excepções! Em Janeiro passado, abriram excepcionalmente uma no meu caso, porque foi para votar”.
Com o objectivo de ultrapassar as intransigências dos HF, solicitei os favores de vários familiares, tendo entregue os documentos necessários para a renovação do cartão hoje às 17:00 h, na loja da HF no Anadia. Liguei depois para os HF na expectativa de marcar o serviço, informando que já tinha entregue os documentos, ao que me responderam que não podiam confirmar hoje a entrega dos mesmos e por isso não podiam marcar o serviço pretendido. Depois de todas estas diligências, minhas e de terceiros, de nada serviram por manifesta má vontade dos serviços administrativos dos HF. Vou ter que esperar assim pela a emissão do cartão, sem o qual nada será possível por parte daqueles serviços dos HF!
Deixo aqui este meu testemunho, com o objectivo dos HF poderem melhorar a eficiência dos seus serviços, melhorando ao mesmo tempo a dimensão humanista e a vida dos seus clientes habituais especiais, evitando situações desagradáveis desnecessárias, completamente desenquadradas com a época do ano especial em que vivemos, por parte de uma Empresa Pública cuja principal missão deverá ser sempre disponibilizar a melhor mobilidade possível, da forma mais eficaz, de todos os seus utilizadores, contribuindo para a boa gestão de todos os Recursos Públicos. Se não vejamos:
- A renovação do cartão dos HF para os serviços de mobilidade especial para pessoas com deficiência irreversível, como no meu caso ou semelhantes, deveria ter um prazo de validade superior, de 5 ou 10 anos, evitando trabalhos e custos desnecessários para os Centros de Saúde, para os HF e para os utentes, na obtenção e tramitação da mesma papelada que é igual todos os anos;
- Os cartões deveriam ter um período de validade contado a partir da data da sua emissão e não caducarem todos no mesmo dia, e ainda por cima todos no último dia do ano, com todas as dificuldades e constrangimentos que esta altura do ano, muito especial, acarreta;
- A cereja no topo do bolo foi, neste caso, em época Natalícia e Ano Novo, a falta de sensibilidade e empatia, de uns serviços administrativos e administração de uma Empresa Pública como os Horários do Funchal, cuja missão deveria pugnar sempre por servir da melhor forma possível e com eficácia a População, e por maioria de razão as pessoas com deficiência grave, completamente dependentes de terceiros para a sua existência. Ao contrário de dificultar a vida das pessoas por mero laxismo ou má vontade, refugiando-se numa intransigência baseada em regras obsoletas, burocráticas e incompetentes em pleno século XXI.
Com os votos de um melhor e Feliz Ano Novo de 2023!
Bernardo Favila Faria