Madeira

ALM pede à UE apoios específicos para ultrapassar efeitos da crise

None

A Comissão Especializada de Política Geral e Juventude deu parecer favorável sobre o Programa de Trabalho da Comissão Europeia para 2023. No entanto, na resposta enviada à Comissão dos Assuntos Europeus da Assembleia da República, ficaram “preocupações em relação à Região Autónoma da Madeira e às Regiões Ultraperiféricas da Europa (RUP)”, adiantou o presidente da comissão.

“São regiões que carecem de apoios específicos de maneira a atingir as metas que a União Europeia se propõe nas áreas social, tecnológica, da energia e do ambiente”, concretizou Jacinto Serrão.

“Existem também problemas estruturais que têm a ver com acessibilidades e com os transportes, que, também, carecem de apoios próprios, para que sejam ultrapassados”, referiu.

Os deputados madeirenses pediram, ainda, neste parecer, para que haja um maior “esforço comum” para que as Regiões Ultraperiféricas possam ultrapassar os efeitos das crises económica, energética e pandémica. Uma solicitação que os parlamentares esperam que seja levada pelo governo português até às instâncias da União Europeia.