Madeira

Saúde sensibiliza contra comportamentos aditivos e dependências

Direcção Regional da Saúde divulga informações úteis sobre o Gabinete de Aconselhamento e Prevenção

None

A Direcção Regional da Saúde (DRS) divulgou esta terça-feira, 17 de Janeiro, um conjunto de informações úteis sobre o Gabinete de Aconselhamento e Prevenção (GAP) que presta atendimento psicológico e esclarecimento à população no âmbito dos comportamentos aditivos e dependências, ao nível da Prevenção.

O GAP é uma resposta pública criada em 2013, que funciona nas instalações da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD), da Direcção Regional da Saúde, situado na Rua da Alegria nº 21, 2º F, Funchal, através de marcação para o contacto 291 212 390.

A DRS destaca que o serviço tem tido "uma procura crescente", atingindo cerca 200 atendimentos por ano.

O GAP destina-se a adolescentes/ jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 21 anos de idade, com primeiros sinais de consumo de substâncias psicoactivas ou com comportamentos aditivos sem substância (novas tecnologias, jogo online e offline). O serviço actua ainda junto de adolescentes/ jovens com outros comportamentos de risco ou problemáticos de dimensão clínica associados ao consumo de substâncias psicoactivas. 

Ao consultório do GAP chegam também familiares ou adultos significativos, docentes e outros profissionais ligados aos jovens que procuram esclarecimento ou apoio a nível da prevenção dos comportamentos aditivos e dependências. O GAP auxilia ainda entidades com um atendimento personalizado e avaliação de risco dos adolescentes/jovens.

Quais os objectivos do GAP?

- Disponibilizar atendimento psicológico diferenciado aos adolescentes, jovens, famílias e população em geral;

- Facultar informação no âmbito da Prevenção dos comportamentos aditivos e dependências;

- Informar sobre recursos terapêuticos existentes na RAM;

- Encaminhar os utentes para serviços ou instituições que possam dar outras respostas diferenciadas.