UMa debate 'A Educação Física para além do óbvio'
A Universidade da Madeira (UMa), através do Departamento de Educação Física e Desporto, com o apoio do Centro de Desenvolvimento Académico, vai promover acção de formação intitulada “A Educação Física para além do óbvio”, que terá lugar nos dias 4 e 11 deFevereiro, das 9 às 18 horas, na Sala do Senado, da Universidade da Madeira.
Organizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da UMa, esta iniciativa enquadra-se na formação contínua de educadores e de professores, sendo validada pela DRE (para os grupos 160, 260 e 620) e com a duração de quinze horas.
Durante estes dois dias de trabalho, professores, alunos e agentes educativos/desportivos terão assim a oportunidade de discutir questões relacionadas com as potencialidades e limitações da Educação Física, equacionando estratégias e fornecendo ferramentas didáticas que otimizem um processo pedagógico personalizado.
A formação está organizada em oito conferências e seis módulos, que serão dinamizados pelos alunos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da UMa, alguns docentes e convidados.
De acordo com o programa, para o primeiro dia estão agendadas as conferências de Francisco Carreira da Costa (Universidade Lusófona) 'Literacia Física-História, Bases Filosóficas e Pedagógicas' e de Luís Carvalhinho (Instituto Politécnico de Setúbal) 'Desporto da Natureza: Desafios para uma Intervenção de Sucesso'. À tarde, discute-se 'Os Desafios da Educação: A Promoção do Sucesso numa Escola Plural' e 'O Potencial da Orientação- Propostas Teórico- Práticas para o seu desenvolvimento nas Escolas', títulos das intervenções de António Pires (Escola Secundária Francisco Franco) e de António Pereira (UMa), respectivamente.
A par das conferências, haverá também espaço para a dinamização de três módulos 'A Educação Física para além dos muros da Escola: potencialidades e constrangimentos', por Leonor Abreu e Soraia Rodrigues (Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva); 'A Educação Física e as Actividades de Complemento Curricular - Potencialidades e Desafios', por Mário Ferreira (Escola Secundária de Francisco Franco); e a 'Utilização das Novas Tecnologias na Abordagem de Orientação na Escola', por César Bento e Luís Faria (Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco).
A manhã do dia 11 de Fevereiro será dedicada às temáticas 'Partilhamos o Óbvio da Educação? Física' e 'A pedra-de-toque da relação pais-filhos, com intervenções a cargo de Nuno Ferro (Sociedade Portuguesa de Educação Física) e de Alda Portugal (UMa)'. Helder Lopes (UMa) e Patrícia Jorge (AESR) são os conferencistas que, à tarde, vão falar da 'Inovação Pedagógica e Apoio Laboratorial na Educação Física' e 'A importância da Flexibilidade/ Mobilidade no desenvolvimento de Crianças e Jovens', respectivamente. Neste segundo dia, destaque também para os módulos 'A Arbitragem como Instrumento de Formação dos Alunos nas Aulas de Educação Física', por Henrique Caldeira e Pedro Luz (Escola Básica com Pré-escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro); 'Alunos Dispensados da Aula de Educação Física: que alternativas?', por Francisco Gouveia e Wilson Nóbrega (Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva); e 'Trabalho de Flexibilidade e Força na Educação Física - Operacionalização e Otimização' por Francisco Correia e Pedro Pontes (Escola Secundária Jaime Moniz).
A participação é gratuita, mas com inscrição obrigatória até 2 de Fevereiro, através do seguinte link: https://tinyurl.com/3ywhjk43.