Madeira e Açores lideram escassez de viaturas de rent-a-car
A Madeira e os Açores são as regiões do país onde é mais sentida a falta de viaturas de aluguer, à frente do Algarve, Porto e Lisboa.
De acordo com a Associação Nacional dos Locadores de Veículos (ARAC), esta escassez de viaturas de rent-a-car e rent-a-cargo "está a ter uma influência determinante na oferta de viaturas de ocasião para venda, os chamados veículos seminovos, os quais, como é sabido, são maioritariamente provenientes da renovação das frotas de rent-a-car e rent-a-cargo".
Em comunicado, a mesma entidade refere que, no ano passado, no canal de rent-a-car as aquisições de ligeiros de passageiros novos atingiram as 35.926 unidades, não precisando quantas dessas viaturas dizem respeito a empresas madeirenses.
Tomando os números do mês de Dezembro, a ARAC refere que, no conjunto das empresas suas associadas que se dedicam à atividade de aluguer de curta duração, com referência ao último mês de 2022, adquiriram um total de 4.192 veículos, número nitidamente superior aos 1.081 adquiridos em período homólogo do ano anterior.
Verificou-se ao longo de todo o ano que agora finda um ligeiro crescimento do número de viaturas adquiridas pelas empresas de rent-a-car e rent-a-cargo face ao ano anterior, com os ligeiros de passageiros a registarem um crescimento de 6% face ao ano de 2021 e os ligeiros de mercadorias a caírem 2% face ao ano anterior. Associação Nacional dos Locadores de Veículos
Apesar da tímida recuperação, o número de veículos adquiridos está longe dos registados em 2019 (ano pré-crise pandémica). em que foram adquiridos 64.907 veículos ligeiros de passageiros e 5.498 veículos ligeiros de mercadorias.
O Turismo é atualmente o maior mercado das empresas de rent-a-car representando cerca de 60% do seu volume de negócios.