Mundo

Turquia resgata 152 náufragos e acusa Grécia de os expulsar

Foto punghi/Shutterstock.com
Foto punghi/Shutterstock.com

A guarda costeira turca informou hoje ter resgatado um total de 152 migrantes que se encontravam à deriva em diferentes pontos da sua costa e acusou a Grécia de os ter expulsado previamente das suas águas territoriais.

As autoridades da Turquia dizem ter intercetado 88 pessoas em quatros barcos de borracha na costa da província de Mugla, perto da ilha grega de Kos.

Outros dois grupos, com 29 e 35 migrantes, foram localizados nas águas da região de Izmir, ao largo da ilha grega de Lesbos.

Segundo as autoridades turcas, todos os migrantes foram expulsos pela guarda costeira grega das suas águas territoriais.

O governo turco e várias Organizações Não Governamentais de direitos humanos há muito que acusam a Grécia de realizar essas expulsões regularmente, colocando em risco a vida de migrantes que tentam chegar ao território grego a partir do solo turco e, portanto, da União Europeia.

A Turquia é um ponto-chave nas rotas usadas por migrantes e refugiados para chegar à Europa fugindo da guerra ou da miséria em países de África ou Ásia.

Segundo dados oficiais da presidência turca, no ano passado 280.000 migrantes irregulares foram impedidos de entrar na Turquia e outros 236.000 foram intercetados quando já se encontravam em solo turco e 124.000 foi deportado para os seus países de origem.